6 dicas para colocar a responsabilidade corporativa no centro do seu negócio

A responsabilidade corporativa é a forma como uma empresa assume a responsabilidade por suas ações e seu impacto sobre funcionários, partes interessadas e comunidades.

Inclui a forma como sua empresa conduz seus negócios, como gerencia seu impacto no meio ambiente, como trata seus funcionários e como apoia atividades comunitárias que visam resolver problemas sociais como pobreza ou discriminação.

Não basta que as empresas simplesmente doem dinheiro para caridade. Embora a caridade seja louvável, o verdadeiro núcleo da responsabilidade corporativa é garantir que todos em sua organização sejam responsáveis ​​e trabalhem para ganhar a confiança de consumidores e investidores, atendendo às suas expectativas de comportamento ético e responsável.

Por que a responsabilidade corporativa faz sentido para os negócios

Ser uma empresa socialmente responsável geralmente envolve custos de material e mão de obra mais altos. Mas há um argumento de negócios a ser feito para ser um bom cidadão corporativo.

Em um mercado de trabalho competitivo, os funcionários são atraídos por empresas que têm um bom histórico de comportamento responsável, como proteção ambiental. Por ser um bom modelo, uma empresa atrairá pessoas que possuem habilidades como inovação, liderança e capacidade de trabalhar em equipe. E ao tratar os funcionários com responsabilidade, a rotatividade dispendiosa de funcionários é minimizada. Também é bom que uma empresa se destaque da multidão – pelas razões certas, é claro. Ser um bom cidadão corporativo pode ajudar uma empresa a se diferenciar.

Por exemplo, se uma empresa mostra que está comprometida em ajudar a resolver problemas sociais, como o aumento das taxas de evasão do ensino médio, também está mostrando que a empresa valoriza mudanças sociais positivas. Essa imagem atrairá clientes que desejam lidar com uma empresa que realmente se preocupa com os jovens. E ao adotar melhores práticas ambientais, uma empresa mostra aos consumidores e ao público que se preocupa com a comunidade, o planeta e o futuro. Isso pode ajudar a solidificar e garantir a fidelidade do cliente. (Práticas ambientais aprimoradas também ajudam uma empresa a cumprir os regulamentos ambientais e evitar penalidades.)

Então, onde uma empresa começa? Aqui estão sete dicas que você pode seguir para garantir que sua empresa seja uma cidadã corporativa responsável.

1. Adote um código de ética empresarial

Um código de ética empresarial delineará a conduta do funcionário em questões como ética, valores, meio ambiente, diversidade, respeito ao funcionário e atendimento ao cliente.

Cada vez mais empreendedores estão optando por dar um passo adiante, alterando seu documento de governança para incluir seu compromisso com as metas sociais e ambientais.

2. Siga um programa de saúde e segurança no local de trabalho

A criação de um programa claro de saúde e segurança no local de trabalho ajudará você a estabelecer sistemas confiáveis ​​para proteger seus funcionários e prevenir acidentes e lesões. Também garantirá que você esteja em conformidade com a legislação governamental sobre saúde e segurança.

3. Comprometa-se com a proteção do meio ambiente

Desenvolva políticas e práticas que permitam que sua empresa cumpra seu compromisso com o meio ambiente. Por exemplo, você pode considerar a produção de um relatório que documente suas atividades e resultados relacionados ao seu impacto ambiental. Algumas empresas produzem relatórios de “sustentabilidade” mais amplos, que englobam atividades sociais, econômicas e ambientais.

4. Junte seus fornecedores

Garanta que seus fornecedores conheçam e atendam às suas expectativas de comportamento responsável em questões como preços justos, por exemplo. Faça uma triagem para determinar sua conduta passada e diga a eles o que você espera.

5. Seja esperto ao doar dinheiro

Apoie causas que são significativas para o seu negócio. Uma empresa florestal, por exemplo, pode optar por apoiar organizações que protegem o meio ambiente. Muitas empresas manufatureiras doam para organizações comunitárias nas cidades onde têm fábricas. A ideia é retribuir à sociedade e, ao mesmo tempo, enviar uma mensagem sobre os valores da sua marca.

6. Não faça um marketing desonesto

Use técnicas de marketing que sejam justas e honestas e que reflitam a integridade de sua empresa. Evite qualquer publicidade ou comunicação que possa ser vista como manipuladora ou prejudicial ao público. Certifique-se de seguir a conversa e de que sua empresa faz o que diz que faz, caso contrário, sua empresa pode correr o risco de uma reação do cliente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print
Logo - Aberj (White)
A ABERJ é uma entidade centenária que atua a mais de 20 anos na plataforma e-learning, já realizamos treinamento de mais de 100 mil alunos através dessa ferramenta.

(21) 97211 -9428

Entre em contato
ENVIE SUA MENSAGEM
Nossa equipe irá responder brevemente sua mensagem
Copyright © 2023 Aberj Todos os direitos reservados