10 dicas para motivar os funcionários sem recorrer ao dinheiro

Você está procurando maneiras de motivar seu pessoal? Nesse caso, você precisa começar a olhar além dos incentivos monetários.PeopleImages | Getty Images

O motivo? Os funcionários não são motivados por dinheiro . Em vez disso, eles são motivados por motivadores intrínsecos, como ser reconhecido por seu trabalho árduo, horário de trabalho flexível, crescimento e avanço.

A melhor parte é que os motivadores intrínsecos não quebram a banca. Para ajudá-lo a colocar sua equipe no caminho da motivação, aqui estão 10 dicas de como motivar seus funcionários sem recorrer ao dinheiro.

1. Autonomia, domínio e propósito.

Daniel Pink, autor de “ Drive: The Surprising Truth About What Motivates Us ,” descobriu que somos motivados por três coisas:

Autonomia: as  pessoas querem ter controle sobre seu próprio trabalho. Em vez de ser um “chefe de helicóptero”, dê a seus funcionários a chance de tomar decisões. Por exemplo, se você tem reuniões semanais, pelo menos faça com que sua equipe decida o assunto ou selecione os lanches que estarão presentes.

Maestria:  Todos querem melhorar no que fazem. Ofereça oportunidades para mostrar aos seus funcionários como eles progrediram . Dê feedback construtivo, forneça métricas de desempenho e crie planos de desenvolvimento individuais.

Objetivo: as  pessoas querem fazer parte de algo que é maior do que elas. Mostre como o trabalho deles beneficiou o negócio. E, mais importante, mostre como seu trabalho está alinhado com seus valores.

2. Ofereça elogios sinceros e específicos.

Não existe isso de reconhecer e elogiar demais seus funcionários. Uma simples nota de “obrigado” ou um breve elogio durante uma reunião deve ser suficiente. Apenas certifique-se de que você está reconhecendo realizações tangíveis.

Em outras palavras, você precisa quantificar as realizações observando métricas específicas . Isso pode incluir volume de vendas, contratos / negociações ganhas, quantidade de clientes retidos ou aumento na lucratividade.

3. Desenvolva uma comunidade.

Ao construir um senso de comunidade, seus funcionários se sentem conectados uns aos outros – e não apenas à empresa.

Incentive sua equipe a almoçar juntos. Proponha alguma atividae recreativa para fazer uma pausa a todos. Faça uma conferência ou simplesmente dê uma festa para comemorar o alcance de um marco.

O desenvolvimento de uma comunidade também influencia o vínculo após o expediente. É por isso que você deve sempre convidar os funcionários e suas famílias para eventos como piqueniques ou outros da empresa.

4. Envolva seus funcionários no processo de incentivo.

Se você não tem certeza do que motivará sua equipe, não tenha medo de apenas perguntar a eles. Por exemplo, pergunte que tipo de recompensa eles gostariam de receber por meio de pesquisas, sessões de brainstorming, uma caixa de sugestões ou perguntas durante as avaliações dos funcionários.

Depois de coletar o feedback dos funcionários, você pode criar metas claras para eles se empenharem. Isso não apenas aumentará os resultados financeiros de sua empresa, mas também comunicará o valor das contribuições dos funcionários. Isso por si só deve motivá-los a participar do programa de incentivo.

5. Conheça-os como pessoas.

Quais são seus hobbies e interesses? Eles têm filhos ou animais de estimação? Ao construir relacionamentos pessoais com sua equipe, você pode descobrir o que os motiva. Por exemplo, se eles não gostam de trabalhar até tarde porque têm um cachorro, considere permitir que os funcionários sejam seus cães no trabalho.

Mais importante ainda, quando você demonstra interesse genuíno por eles, eles farão o possível para não decepcioná-lo.

6. Ofereça flexibilidade.

Oferecer horários de trabalho flexíveis permite que seus funcionários mantenham um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional . Isso porque lhes permite atender às necessidades familiares, obrigações pessoais e responsabilidades de vida. Além disso, permite que eles evitem o deslocamento para o trabalho, reduz o estresse e lhes dá a chance de trabalhar quando são mais produtivos.

7. Fique conectado.

Mantenha contato frequente com seus funcionários. Graças à proliferação de e-mail, mensagens de texto, mídia social e aplicativos de comunicação, a comunicação nunca foi tão fácil.

Ficar conectado com sua equipe permite oferecer treinamentos e dicas que podem melhorar o seu trabalho. Ele também permite que você compartilhe informações relevantes e oportunas, como as últimas atualizações sobre o negócio. Apenas não ultrapasse os limites comunicando-se com eles 24 horas por dia, 7 dias por semana.

8. Forneça vantagens e privilégios.

Novamente, a qualidade de vida no trabalho é importante para os funcionários. Quando saudáveis, eles trabalham mais e com mais inteligência porque seus dias de trabalho são mais prazerosos e recompensadores. Se horários flexíveis não estão funcionando para todos, dê a eles a chance de ganhar dias de trabalho em casa.

Além da flexibilidade, ofereça vagas preferenciais no estacionamento, almoços mais longos ou a oportunidade de passar o tempo em projetos ou tarefas apaixonantes que eles apreciem. Lembre-se de que quando os funcionários gostam de seu trabalho, eles são mais produtivos – e isso é ótimo para seus resultados financeiros.

9. Trabalhe como voluntário.

Uma coisa que ajuda muito a que um grupo permaneça unido é fazer coisas juntos. Especialmente quando são atividades que ajudam outras pessoas. Já existem várias empresas que incentivam atividades voluntárias a suas equipes.

Não é apenas uma boa RP, o voluntariado aumenta a produtividade, estimula a cooperação e atrai e retém funcionários. Lembre-se de selecionar oportunidades de voluntariado pelas quais seus funcionários são apaixonados. Perguntar por meio de uma pesquisa é uma maneira simples de descobrir isso.

10. Ofereça aos funcionários a oportunidade de aprender as habilidades desejadas.

As pessoas ficam presas em uma rotina quando executam as mesmas tarefas de trabalho todos os dias. Quando você está na rotina, é fácil ficar menos motivado, criativo e insatisfeito com seu trabalho. Como resultado, você pode esperar menor produtividade e maior rotatividade.

Você pode mudar isso recompensando seus funcionários excepcionais com tempo durante a jornada de trabalho para aprender quaisquer novas habilidades que lhes interessem. É uma maneira simples de aumentar a satisfação no trabalho, melhorar a produção e aumentar as habilidades que eles podem usar para melhorar o seu negócio.

Uma forma de motivar a seus funcionários é por oferecer a eles treinamentos sobre vários temas. Eles irão se sentir valorizados. Você pode clicar aqui para descobrir nossa gama de treinamentos corporativos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print
Logo - Aberj (White)
A ABERJ é uma entidade centenária que atua a mais de 20 anos na plataforma e-learning, já realizamos treinamento de mais de 100 mil alunos através dessa ferramenta.

(21) 97211 -9428

Entre em contato
ENVIE SUA MENSAGEM
Nossa equipe irá responder brevemente sua mensagem
Copyright © 2023 Aberj Todos os direitos reservados