10 formas de melhorar sua cultura organizacional

Qual é a sua cultura organizacional? Embora equipes individuais possam ter subculturas próprias, a cultura da empresa é sempre informada pelos valores, missão e objetivo de sua empresa maior. Mas… Por onde você começa?

A cultura da empresa nunca é uma solução de tamanho único, mas existem algumas ideias fáceis e acionáveis de cultura da empresa que você pode implementar hoje para melhorar sua organização, tanto a curto quanto a longo prazo. Vamos começar:

1. Abrace a transparência

Transparência não é apenas positiva para os funcionários. Os efeitos de uma cultura de empresa transparente impactam toda a organização e produzem funcionários altamente engajados.

A confiança é realmente a base de uma grande cultura organizacional. Se você quer uma cultura de empresa aberta e transparente, seu primeiro passo deve ser garantir que sua equipe tenha as modernas ferramentas de comunicação e colaboração para fazê-lo.

Aqui estão algumas outras maneiras de incorporar transparência em sua organização:

Compartilhar sucesso. Se você vai fazer uma coisa, comece com isso. Compartilhar e reconhecer abertamente os sucessos da organização, suas equipes e seus indivíduos com todos.

É um grande impulso de motivação para a equipe ouvir os resultados positivos de seu trabalho duro.

Compartilhe desafios. Você contratou as melhores e mais inteligentes pessoas por uma razão. Ao ser aberto sobre os desafios que você e sua empresa estão enfrentando, você está apresentando oportunidades para a equipe chegar a soluções em conjunto.

Isso não significa que você precisa compartilhar todas as minúcias de cada desafio logístico, mas quando se trata de resolver desafios complicados, várias mentes — especialmente quando essas perspectivas vêm de diversas origens— são mais poderosas do que uma.

2. Reconhecer e recompensar contribuições valiosas

Você sabia que as empresas que enfatizam ter uma cultura rica em reconhecimento também tendem a ter taxas de rotatividade drasticamente menores?

Os funcionários que não se sentem reconhecidos têm duas vezes mais chances de deixar o emprego em um ano, enquanto os 20% mais ricos em empresas com uma cultura rica em reconhecimento têm uma taxa de rotatividade 31% menor.

Quanto uma redução de 31% na sua taxa de rotatividade pouparia sua empresa? Muito mais do que você pensa.

Se você gostaria de ver esse tipo de impacto na sua própria taxa de rotatividade, você pode. Aqui está nossa primeira sugestão: identificar comportamentos e resultados específicos alinhados com os objetivos e valores da sua empresa, e reconhecer e recompensar esses comportamentos com a melhor frequência possível.

Mas aqui está a chave para implementar mudanças tangíveis em sua empresa: possibilite que todos reconheçam qualquer pessoa em sua equipe.

Eis o motivo.

O reconhecimento dos funcionários não precisa vir exclusivamente do topo. Muitas vezes é ainda mais impactante quando o reconhecimento vem de todos os outros — de líderes, de pares, de todos.

O reconhecimento por pares é o método mais eficaz de infundir o reconhecimento em sua cultura.

Também é uma ótima maneira de construir organicamente relações mais fortes entre colegas de trabalho — que é o próximo passo para construir uma cultura de empresa excepcional.

Se você precisa começar em algum lugar, comece com o reconhecimento dos funcionários.

3. Cultivar fortes relações de colegas de trabalho

Ter relacionamentos fortes no trabalho impulsiona o engajamento dos funcionários, mas isso não acontece automaticamente. Construir fortes relacionamentos com colegas de trabalho requer tempo, esforço e, às vezes, atividades dedicadas de formação de equipe. 

Mas, mais do que isso, os funcionários também não devem fazer disso uma prática para fazer no momento em que seu líder se aproxima do bebedouro.

Pense no ambiente físico e cultural em sua própria organização. Além de proporcionar aos espaços foco, produtividade e colaboração, algo que muitos escritórios perdem são essas áreas de colisão.

Por exemplo, pense em onde você almoça. Existe uma cozinha dedicada e área de alimentação? Ou há apenas um micro-ondas, e então todo mundo volta para comer em sua mesa? Almoçar juntos é uma das maneiras mais fáceis de conhecer seus colegas se você está em equipes que normalmente não interagem, e é uma maneira fácil e de baixo orçamento de incentivar a construção de relacionamentos.

4. Abrace e inspire a autonomia dos funcionários

Ninguém gosta de ser microgerenciado no trabalho. É ineficaz, ineficiente, e faz pouco para inspirar confiança na cultura da sua empresa.

Você os contratou, então você deve confiar em seus funcionários para gerenciar suas responsabilidades efetivamente!

Existem algumas maneiras de inspirar a autonomia dos funcionários, como permitir que os funcionários exerçam a escolha, deixar de lado o conceito de semana de trabalho de 40 horas, estabelecer equipes de trabalho autônomas, criar oportunidades de tomada de decisão e controlar chefes e colegas de trabalho excessivamente zelosos que tendem a pairar ou intimidar os outros.

Abraçar a autonomia de sua equipe permite que eles tornem o às vezes difícil, mas incrivelmente gratificante, saltar de ser responsabilizado por suas responsabilidades para abraçar a responsabilidade à medida que eles começam a assumir e possuir suas iniciativas.

5. Flexibilidade prática

Muitas empresas começaram a entender o valor de fornecer aos seus funcionários flexibilidade adicional. Pode melhorar a moral e reduzir o volume de negócios.

Flexibilidade no local de trabalho pode significar muitas coisas, desde um pai saindo por algumas horas para um evento escolar, até oportunidades de trabalho fora de casa, ou um funcionário tirando um período sabático muito necessário.

6. Comunicar propósito e paixão

.

Hoje, experimentar um senso de propósito no trabalho parece mais importante do que nunca.

Estudos mostram que quando as pessoas acreditam que seu trabalho importa, elas têm quatro vezes mais chances de serem engajadas, são mais motivadas, aprendem mais rápido e são mais realizadas.

É possível encontrar propósito em qualquer tipo de trabalho, mas cabe aos líderes de uma empresa conectar seus funcionários a propósito.

Uma das funções mais influentes de um líder é a capacidade de infundir propósito no trabalho das pessoas e permitir um significado positivo.

Reflita sobre sua própria cultura de empresa: você mostra regularmente aos membros da equipe como seu trabalho beneficia os outros? Você frequentemente reconhece os membros da equipe pelo impacto que eles causaram nos objetivos da sua empresa?

Se não, é um bom lugar para começar.

7. Promover uma atmosfera de equipe

Não pense nos outros funcionários da sua empresa como simplesmente grupos de outras pessoas com quem você trabalha, mas como membros integrais de sua equipe.

Essa mudança de mentalidade de pessoas trabalhando em direção a objetivos individuais para uma equipe unificada, todas puxando em uma direção, pode fazer uma enorme diferença nos resultados do seu trabalho.

8. Dar e solicitar feedback regular

Dar — sem mencionar receber — feedback é difícil.

Não ajuda que muitos comentários, mesmo com boas intenções, sejam vagos ou não sejam realmente úteis.

Você pode estar pensando: “Fazemos avaliações anuais de desempenho..”

Um feedback uma vez por ano não chega perto de fornecer a um funcionário as ferramentas necessárias para melhorar e crescer.

Idealmente, você deve estar fornecendo feedback sobre uma cadência regular, e permitindo que seus funcionários deem feedback, também. Enviar pesquisas regulares de engajamento de funcionários é uma ótima maneira de entender as preocupações e desafios da sua equipe em tempo há que não é uma maneira de entender o que sua empresa está fazendo bem também!

Dar feedback frequente e sincero é um benefício para todos. Você pode recompensar bons comportamentos e resultados à medida que ocorrem, o que apenas incentiva mais do mesmo.

Além disso, um funcionário que está tendo problemas para atender às expectativas da administração nunca deve ser pego de surpresa em uma revisão anual. Fazer perguntas significativas aos seus funcionários e solicitar discussões fornece o apoio que eles — e você!— precisam fazer correções.

É vital reconhecer os funcionários quando e por que eles estão indo bem, e trabalhar juntos em direção a soluções quando uma correção é necessária.

9. Mantenha-se fiel aos seus valores fundamentais

Os valores fundamentais são muito mais do que uma lista de pontos na página sobre “nós” no website de uma empresa. Os valores fundamentais são o norte de uma empresa. Eles são informados pela missão e objetivos de uma organização, e são os diretores no coração de uma organização.

Como tal, eles não são algo que você escolhe apenas porque eles soam bem em seu site.

Se você quer que sua cultura organizacional fique, você precisa desenvolver valores fundamentais genuínos e permanecer fiel a eles.

10. Dar à cultura o esforço que ela merece

Poucas coisas terão um impacto maior em sua organização do que sua cultura.

Construir uma cultura de empresa requer tempo e energia. Isso não acontece por acaso. Sua cultura deve se alinhar com sua missão e valores — e deve ressoar com todos na organização.

Não alocar o tempo e o esforço necessários para construir uma cultura de empresa da sua forma de se orgulhar irá deixá-lo com uma cultura da empresa que você simplesmente aceita, ou pior, não gosta.

Não há linha de chegada. Uma cultura organizacional verdadeiramente incrível é um trabalho constante em andamento, porque à medida que uma empresa evolui, seu povo também.

Dedique tempo para nutrir a cultura da sua empresa. Exemplificá-lo de todas as formas possível para que sua equipe seja capaz de reconhecê-lo e emulá-lo.

Qual desses passos você vai dar primeiro?

Uma cultura de empresa verdadeiramente incrível sempre será um trabalho em andamento, evoluindo em conjunto com sua organização e seu povo, e é por isso que cabe a você decidir onde conduzir essa evolução e quais desses passos tomar primeiro!

Nossa dica? Comece com o reconhecimento dos funcionários. Contribui para tantos dos fatores que discutimos acima, e é uma iniciativa que fará com que todos se sintam bem.

Quer fazer um curso corporativo de boa qualidade? CLIQUE AQUI e conheça nossos treinamentos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print
Logo - Aberj (White)
A ABERJ é uma entidade centenária que atua a mais de 20 anos na plataforma e-learning, já realizamos treinamento de mais de 100 mil alunos através dessa ferramenta.

(21) 97211 -9428

Entre em contato
ENVIE SUA MENSAGEM
Nossa equipe irá responder brevemente sua mensagem
Copyright © 2023 Aberj Todos os direitos reservados