12 maneiras de melhorar a criatividade e a colaboração em equipes

Vivemos em uma sociedade global que usa equipes para criar riqueza, participação de mercado, atendimento ao cliente, vantagem competitiva e outros marcadores de sucesso organizacional. As equipes fornecem a “cola” social em organizações que unem pessoas, processos e tecnologias para produzir serviços ou produtos. As organizações não podem funcionar sem equipes; no entanto, as equipes devem ser projetadas adequadamente para se adequar às culturas organizacionais e vice-versa.

As organizações precisam de equipes para produzir produtos criativos, assim como os artistas precisam das ferramentas de seu trabalho. Pode haver uma ciência para orquestrar a colaboração da equipe, mas também há uma arte. Os artistas muitas vezes não conseguem prever os resultados de seus esforços criativos mais do que os gestores podem prever resultados para os desafios de sua equipe. A gestão da “ciência” é necessária e contribui com teorias práticas para que as equipes trabalhem melhor juntas. Uma abordagem mais equilibrada, no entanto, pode misturar ciência com arte e ampliar a eficácia da equipe.

Como melhorar a criatividade e a colaboração em equipes

  1. Talentos. É crucial ter as pessoas certas em sua equipe capazes de adicionar seu brilho ao projeto. A colaboração funciona melhor quando os membros da equipe têm conjuntos de habilidades complementares necessários para concluir o projeto. Para criar inovação que seus clientes realmente desejam, considere colaborar com eles, bem como com especialistas dentro de sua organização, incluindo tecnologia, design, marketing e finanças. Isso ajudará você a acessar a inteligência coletiva e tomar decisões informadas.
  2. Relacionamentos saudáveis estão no centro da colaboração. Apreciar os outros, engajar-se em conversas propositadas e a capacidade de resolver conflitos são ingredientes essenciais para a colaboração. Encontre maneiras de a equipe se conhecer não apenas como profissionais, mas como seres humanos, para construir confiança e proporcionar ocasiões para a interação social informal. A maneira mais fácil de fazer isso é compartilhar refeições juntos.
  3. Uma visão orientadora e clareza de propósito são fundamentais para a colaboração. Warren Bennis disse: “Grandes grupos pensam que estão em uma missão de Deus… Seu propósito claro e coletivo faz com que tudo o que eles fazem pareça significativo e valioso.” Use narrativas e imagens para envolver os corações e mentes de sua equipe.
  4. Forneça um objetivo claro de missão. Os membros da equipe preparam conjuntamente uma declaração de propósito por escrito para sua colaboração e definem regras de engajamento que incluem metas, funções, responsabilidades e entregas. Comunique como as decisões são tomadas.
  5. Conecte o projeto com os objetivos da empresa. Crie significado e valor para a organização e clientes.
  6. Crie uma atmosfera de segurança, confiança e respeito. Incentivar múltiplas perspectivas, pontos de vista diversos e criatividade. Mantenha os membros energizados através de discussões estimulantes e de qualidade em torno de questões de ponta.
  7. Torne suas ideias visíveis e tangíveis construindo protótipos, ou desenhando diagramas para que todos possam ver o que você quer dizer.
  8. Fornecer uma infraestrutura e recursos que permitam aprendizado, comunicação e colaboração. Abordar questões culturais que derrotam a colaboração.
  9. Forneça uma grande liderança. Nutrir o brilho do seu povo e fazer tudo o que puder para remover barreiras ao alto desempenho. Evite ser autocrático demais e dê tempo para a equipe avaliar as decisões. Ajude a construir conexões de equipe em toda a organização. Dê crédito onde o crédito é devido e reconheça o desempenho da equipe, bem como pessoas físicas.
  10. Use coaching para reforçar uma cultura colaborativa. Coaching para melhorar o trabalho em equipe, inteligência emocional e navegar em conversas difíceis pode produzir melhorias dramáticas para o grupo. Faça perguntas abertas como por quê? E se? O que mais poderia ser? e como poderíamos? para abrir o diálogo e explorar a criatividade.
  11. Celebre bons resultados. Faça com que a colaboração seja divertida, e celebre bons resultados, mesmo que parciais, antes de seguir em frente.
  12. Registre as melhores práticas e erros para se aprender. Publique em sua intranet ou wiki para dar a todos acesso à sua sabedoria.

Quando colaborar?

A única razão para colaborar é agregar ou criar valor; para alcançar coisas coletivamente que você não pode alcançar individualmente.

fonte: creativityatwork.com

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print
Logo - Aberj (White)
A ABERJ é uma entidade centenária que atua a mais de 20 anos na plataforma e-learning, já realizamos treinamento de mais de 100 mil alunos através dessa ferramenta.

(21) 97211 -9428

Entre em contato
ENVIE SUA MENSAGEM
Nossa equipe irá responder brevemente sua mensagem
Copyright © 2023 Aberj Todos os direitos reservados