Levante a mão se administrar seu tempo durante a pandemia de COVID-19 significa que as linhas entre o escritório, a casa e as tarefas escolares de seus filhos agora se confundem – ou podem nem existir. (Se você levantou a mão, nós vemos você. Se você não conseguiu levantar a mão porque está ouvindo uma teleconferência enquanto envia uma mensagem para seu chefe e também grita instruções sobre o dever de casa para seu filho, nós entendemos).
O gerenciamento do tempo é um desafio em tempos normais, mas ao trabalhar remotamente, pode ser mais difícil sem os parâmetros aos quais você está acostumado quando está no escritório. Aqui estão oito dicas para gerenciamento de tempo que podem ajudá-lo a ser mais eficaz.
1. Planeje sua programação
Se você estiver trabalhando em casa com um parceiro, colabore em um cronograma todos os dias ou no início da semana para determinar quem trabalhará, onde e quando, e quem será responsável por qualquer cuidado infantil ou tarefas domésticas. Escrevê-lo facilita o acompanhamento, seja em um aplicativo de calendário compartilhado (como Google Calendar ou TimeTree) ou mesmo escrito em um pedaço de papel pendurado na geladeira.
Você também pode considerar o uso de uma abordagem chamada “trabalho em janela”, se seu trabalho e sua empresa permitirem. Em contraste com uma programação das 9 às 5, você programa blocos de tempo ao longo do dia para atividades comerciais e pessoais. Em uma pesquisa recente da Robert Half, 73% dos profissionais relataram que essa abordagem os ajuda a serem mais produtivos.
2. Designar espaços
Escolha cômodos ou áreas separadas ao redor da casa e defina as expectativas de cada um. Por exemplo, a escrivaninha que você montou no seu quarto é apenas para o trabalho, a sala é apenas para os momentos de lazer e a mesa da cozinha é apenas para as refeições e os trabalhos escolares dos filhos. Isso ajuda a criar a conexão entre o espaço físico e o que focar mentalmente. Usar sua sala de estar para binging Netflix pode tornar mais difícil entrar no “modo de trabalho” enquanto você está sentado com seu laptop no sofá, então encontre os melhores lugares em casa para trabalhar e se divertir e tente mantê-lo consistente.
3. Explore aplicativos de produtividade
Aproveite a ampla seleção de software projetado para ajudar as pessoas a aumentar a produtividade (Evernote e Focus Booster são duas opções gratuitas). Esses aplicativos não só ajudam você a acompanhar os projetos, cumprir prazos e ser mais organizado, mas também alertá-lo na hora de fazer uma pausa ou terminar o seu dia de trabalho. Isso pode ser muito valioso nas tardes, quando você perde a noção do tempo e, de outra forma, continuaria por uma hora ou mais além da hora de parar. Se você está procurando lembretes de descanso e um bom alongamento, Stretchly é um aplicativo de código aberto que oferece um lembrete de tela e cronômetro para ajudá-lo a se levantar e sair de sua mesa.
4. Vista-se como se fosse para o escritório
Não coloque apenas um par de moletom todos os dias. Isso pode não parecer uma dica de gerenciamento de tempo, mas ter uma rotina – levantar no mesmo horário todos os dias e usar roupas que você não se importaria de sair em público – o ajudará a entrar em um estado de espírito para se concentrar em seu projetos de trabalho. E quando você está focado, você administra seu tempo de forma mais eficaz.
5. Trate o tempo livre como reuniões de trabalho
É importante continuar fazendo pausas como faria normalmente em um escritório. Agende-os em sua agenda como faria para qualquer outra reunião de trabalho, mesmo que seja por 10 minutos por vez. Isso não significa apenas que você receberá um lembrete, mas também uma chance de bloquear sua agenda para que os colegas vejam que você está ocupado. Use seu tempo livre para dar uma caminhada rápida ou ter uma “conversa fria” com seus colegas de trabalho (também conhecidos como sua família ou animais de estimação).
6. Minimize as distrações da mídia social
Você acha que a mídia social está constantemente distraindo você? Saia de suas contas de mídia social durante o horário de trabalho para que você se sinta menos inclinado a usá-las. Você pode removê-los dos atalhos do navegador da web ou tentar trabalhar em um navegador privado ou “anônimo” para que não possa fazer o login automático em nenhuma página de mídia social.
7. Seja transparente com seu gerente
Novamente, o dia de trabalho típico pode não ser o mais realista se você tiver obrigações familiares competindo por seu tempo. Você também pode perceber que está mais produtivo durante horários não tradicionais, como antes de outras pessoas em sua casa acordarem ou depois da hora do jantar. Esteja você tentando seguir um cronograma definido ou adotando a abordagem de “trabalho em janela” mencionada, comunique-se abertamente com seu gerente para que esteja na mesma página sobre disponibilidade e expectativas de horas de trabalho.
8. Estabeleça limites que funcionem para você
Agora que voltar para casa depois do trabalho pode significar apenas uma caminhada da mesa da cozinha até o sofá, pode ser difícil encerrar definitivamente o dia de trabalho. Ter acesso móvel a e-mail e aplicativos de trabalho também pode tornar o desligamento um desafio. Para manter um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal, defina um alarme para lembrá-lo de quando terminar seu dia de trabalho. Desligue o computador e guarde-o em algum lugar longe de onde você está, para não ficar tentado a fazer check-in. Algumas pessoas até desativam as notificações de aplicativos relacionados ao trabalho em seus telefones celulares no final do dia. Uma dica final: inclua suas horas de trabalho em sua assinatura de e-mail ou como uma mensagem de status / ausente, se possível. Isso pode ajudar a evitar que os colegas entrem em contato com você fora do seu horário de trabalho.
Quer saber como gerenciar bem uma equipe remota? CLIQUE AQUI!