Qual a utilidade de implementar planos de carreira na empresa? Se também tem dúvidas quanto à implementação de um plano de desenvolvimento profissional na sua organização, pode ser porque não parou para analisar as inúmeras vantagens dessas iniciativas.
Ter um programa desse tipo serve para canalizar a gestão do talento de recursos humanos, para cuidar e ajudar no desenvolvimento do talento que você já tem na empresa, mas também para atrair novos talentos, ao mesmo tempo que melhora a experiência dos colaboradores de todos os colaboradores.
O que é um plano de desenvolvimento profissional
Esta iniciativa ainda é um plano de desenvolvimento de talentos humanos,
o caminho que um trabalhador seguirá para crescer dentro da empresa. Este plano visa a gestão de talentos e inclui o planejamento de desenvolvimento e crescimento para o futuro.
Por isso, será necessário oferecer ao trabalhador o treinamento, a experiência e o suporte necessários para crescer na organização e atingir as competências e aptidões necessárias para avançar para a próxima etapa do plano.
Num plano de desenvolvimento profissional, a intervenção da empresa é tão importante quanto a do trabalhador.
As empresas têm interesse em atrair e reter talentos, pois assim contarão com um pool de profissionais para o preenchimento de vagas que possam existir em cargos de comando ou mesmo novos cargos de responsabilidade que possam surgir com o crescimento corporativo.
Já o trabalhador crescerá profissionalmente, alcançando cargos de maior responsabilidade que serão acompanhados de um aumento salarial.
Nesse sentido, pode ser interessante para a empresa conceber um sistema de promoção interna.
Vantagens do plano de desenvolvimento de talentos humanos
A chave na gestão do talento de recursos humanos está precisamente em oferecer aos colaboradores não só um emprego, mas a possibilidade de progredir na carreira profissional. Um crescimento que pode acompanhar o crescimento da empresa.
Por isso, uma das chaves para qualquer plano de desenvolvimento de talento humano é combinar as necessidades da empresa com o crescimento profissional de seu talento. Ou seja, preparar os trabalhadores para atender às necessidades que a empresa terá no futuro.
Se sabemos que alguém do alto comando se aposentará em 5 anos e que seu cargo terá que ser preenchido, alguém de um comando intermediário pode ser treinado para ocupá-lo. Ao mesmo tempo, um trabalhador de nível inferior pode ser treinado para ocupar a gerência média que ficará vaga. Deste modo, os trabalhadores podem se desenvolver por meio de promoções e a empresa garante a retenção de talentos, que terão acesso a cargos de maior responsabilidade.
Essa é justamente outra vantagem de ter um plano de desenvolvimento de talentos humanos: a taxa de rotatividade de pessoal é reduzida. Quanto menor for essa taxa, quanto maior a estabilidade da força de trabalho da organização. Isso economizará o recrutamento e o treinamento de novos trabalhadores; e quem já está na empresa terá segurança no emprego. Ao reduzir a incerteza sobre seu futuro, eles estarão mais identificados com a empresa e seus valores. Seu envolvimento será maior, e com isso, a produtividade aumentará.
Oferecer um plano de desenvolvimento profissional aos colaboradores também reforça a imagem da empresa. É um impulsionador da reputação, visto que por fora será visto como um local ideal para trabalhar. É transmitido interesse no desenvolvimento e bem-estar da força de trabalho,
E haverá muitos candidatos talentosos batendo à porta da organização em busca de oportunidades de crescimento profissional que faltam em sua empresa atual.
Além disso, perante os potenciais clientes, é sempre melhor promover-se como uma empresa que se preocupa com os seus trabalhadores e as condições de trabalho.
O papel dos trabalhadores na gestão de talentos de recursos humanos
A equipe de recursos humanos ficará encarregada de detectar essas necessidades ou oportunidades que a empresa terá no futuro e de buscar talentos na empresa.
Junto com a administração deve-se projetar o plano de desenvolvimento profissional, para isso, é sempre bom contar com ferramentas como o Sesame, que permitem uma gestão eficiente do talento humano. Mas para que realmente funcione, será fundamental contar com a colaboração do elenco.
Por mais que a empresa tente elaborar um plano de desenvolvimento profissional, quando chega a hora, os trabalhadores serão os únicos responsáveis por suas carreiras profissionais. Eles sabem o que a empresa para a qual trabalham espera deles, as ferramentas que oferece e os cargos que podem preencher no futuro. Está em suas mãos atender às expectativas, presente a qualquer chamada que possa existir e demonstre um verdadeiro interesse em crescer e progredir.
Também é importante que a empresa apresente esses planos de desenvolvimento de forma atrativa para motivar os trabalhadores.
Conheça nosso curto de etiqueta corporativa, CLIQUE AQUI.