Discriminação: como evitá-la nos processos de seleção de pessoal?

As empresas e os seus departamentos de recursos humanos devem estabelecer medidas que eliminem a discriminação entre os candidatos, devendo ser garantida a todos a igualdade de tratamento nos processos seletivos de novos quadros.

A melhor forma de evitar todo tipo de discriminação e, ao mesmo tempo, formar os atuais funcionários de uma empresa para serem tolerantes e promover a diversidade, é estabelecer diretrizes gerais que definam a forma de agir nessas situações.

Atualmente, a discriminação com base no sexo, idade, condições físicas ou mentais e discriminação com base na raça, nacionalidade, crenças religiosas, orientação sexual ou identidade de gênero ainda estão latentes.

Uma visão da exclusão do trabalho na América Latina

Qual é a situação de discriminação no emprego na América Latina?

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) explica que a diversidade de culturas, comunidades e países existentes na América, por outro lado, os deslocamentos demográficos, a crescente emigração por motivos trabalhistas e as mudanças nos ambientes de negócios, aumentaram a preocupação da sociedade com o tema. de discriminação.

Além disso, a OIT acrescenta:

“O surgimento de novas formas de discriminação com base em gênero, estilo de vida, orientação sexual, idade, HIV / AIDS e deficiência são uma preocupação crescente no local de trabalho”.

Existem leis que proíbem a discriminação no emprego na América Latina?

  • No México, o artigo 133 da Lei Federal do Trabalho proíbe a exclusão laboral.
  • Lei nº 26.772 no Peru também proíbe a discriminação no trabalho (alguns artigos foram alterados pela Lei nº 27.270 )
  • Enquanto na Colômbia o problema está regulamentado na Lei 1010 e é punido pelo artigo 134A do Código Penal.
  • No Brasil, a Lei nº 9.029, de 13 de abril de 1995, proíbe discriminação em razão de sexo, origem, raça, cor, estado civil, situação familiar ou idade para acesso ao emprego ou sua permanência. É considerado crime, com reclusão de 1 a 2 anos e multa, o empregador exigir teste de gravidez ou qualquer outro procedimento relativo ao controle de natalidade (Art. 1 & 2). A Lei nº 7.716, de 1989 proíbe discriminação de raça, cor, etnicidade, religião, ou origem nacional e prevê diferentes tipos de penalidades (a pena de reclusão, por exemplo, varia de 2 a 5 anos). Art. 38-42 do Estatuto da Igualdade Racial (Lei nº 12.288 de 2010) prevê ações governamentais para promover ações de igualdade de oportunidades para a população negra. A Lei nº 10.741, de 2003, proíbe discriminação em razão da idade (mais de 60 anos) no emprego. Trabalhadores mais velhos têm o direito de desempenhar qualquer atividade profissional e qualquer discriminação no processo de contratação baseado na idade dos trabalhadores é proibida (Art. 26-28)

Para isso, existem várias formas pelas quais uma empresa pode eliminar esses tipos de discriminação em seus processos seletivos:

  1. Seja claro ao descrever uma vaga. É melhor incluir previamente as qualificações específicas exigidas, seja por idade ou força física (que, se não forem indicadas, podem levar à discriminação contra mulheres e maiores de 45 anos), nível de idioma e anos de experiência.
  2. Estabeleça um formato de entrevista com perguntas padronizadas, adaptadas a cada cargo. Perguntas discriminatórias costumam surgir de uma entrevista previamente despreparada, que pode ser guiada pelos preconceitos do entrevistador ao ver o candidato. A preparação de guias anteriores evitará fazer comentários que não se refiram às habilidades do candidato para cumprir os requisitos do cargo.
  3. Estabeleça um código de ética e treine os funcionários em questões de diversidade. A diversidade de uma equipe agrega valor e uma visão abrangente aos problemas que podem surgir no dia a dia de trabalho. Deve haver uma forte implicação por parte do executivo para que a inclusão seja promovida diretamente. A formação de uma empresa não deve ser apenas técnica, mas também relacional, uma vez que uma boa empresa deve ser unida, facilitando a troca de conhecimentos entre os próprios funcionários para evitar discriminações.

Boas práticas para processos de seleção

A melhor forma de evitar a discriminação é estabelecer processos seletivos transparentes dentro de nossas organizações que garantam a igualdade de tratamento a todos os candidatos, o que se consegue por meio da definição de diretrizes gerais.

Como garantir transparência nos processos de recrutamento?

Apesar da crescente consciência da igualdade que deve prevalecer no ambiente de trabalho para todos, independentemente de gênero, idade, orientação sexual, deficiência, religião ou nível socioeconômico, as práticas discriminatórias continuam fazendo parte do dia a dia das organizações.

Depositphotos

Muitas organizações reconhecem a importância de não discriminar em seus locais de trabalho, mas ainda não tomam medidas concretas a esse respeito nem garantem que estão abertas a empregar qualquer pessoa que atenda aos requisitos exigidos pelo cargo. Assim, as práticas discriminatórias, principalmente em relação ao sexo e à idade, partem da descrição de uma nova vaga de emprego e da publicação do anúncio.

defeitos
Depositphotos

Algumas das medidas para evitar a publicação de vagas de emprego por motivos discriminatórios incluem:

I. Publicar e compartilhar as Regras de Conduta, Publicação e Segurança, contidas nos Termos e Condições para as empresas recrutadoras. Antes de postar uma vaga, os empregadores devem lê-la e aceitá-la.

II. Os campos fixos que as empresas devem preencher ao registrar um anúncio de emprego em sites de emprego não devem incluir idade ou sexo.

big data
Sofia Ugalde

Se você tem um papel fundamental na tomada de decisões relacionadas à gestão do capital humano em sua empresa, algumas das ações que você deverá realizar é analisar o mix de profissionais que atualmente colaboram em sua empresa, a partir das formas mais básicas de inclusão, que são “por gênero” e “por idade”; então você deve considerar quais são as razões pelas quais sua empresa não é tão aberta à diversidade quanto poderia ser.

Recursos humanos
Depositphotos

Por tudo isso, é chegado o momento de analisar a sua política para evitar a discriminação desde o momento em que realiza o processo de recrutamento e seleção, passando pela publicação dos anúncios de emprego e passando pelos processos de recrutamento e seleção. Desde a contratação, é importante incutir empatia e compreensão entre os colegas de equipe para promover um bom ambiente de trabalho e colaboração com abertura às diferentes expressões pessoais que, sem dúvida, trarão importantes benefícios para a sua empresa.

Dessa forma, sua empresa será realmente mais inclusiva. Pense nisso.

E se estiver pensando em cursos corporativos de alta qualidade, CLIQUE AQUI.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print
Logo - Aberj (White)
A ABERJ é uma entidade centenária que atua a mais de 20 anos na plataforma e-learning, já realizamos treinamento de mais de 100 mil alunos através dessa ferramenta.

(21) 97211 -9428

Entre em contato
ENVIE SUA MENSAGEM
Nossa equipe irá responder brevemente sua mensagem
Copyright © 2023 Aberj Todos os direitos reservados