Não há dúvida de que as empresas de sucesso começam com ideias brilhantes. Afinal, no ambiente altamente competitivo de hoje, a inovação é a munição que os empreendedores precisam para se destacar na multidão.
Muitos recém-chegados ao mundo dos negócios podem supor que iniciar um novo negócio está necessariamente ligado a uma invenção. E, embora isso possa desempenhar um papel importante em algumas empresas pioneiras, a maioria dos conceitos de negócios é, na verdade, apenas ajustar ideias existentes – ou encontrar novas maneiras de fazer coisas antigas.
Por exemplo, uma empresa que vende uma ferramenta de monitoramento de atendimento ao cliente baseada na Web está simplesmente aprimorando a premissa há muito aceita de que empresas bem-sucedidas precisam ficar de olho nas necessidades de seus clientes.
No entanto, encontrar o nicho certo, com base no que você faz de melhor e na situação potencial do mercado, exige planejamento e pesquisa cuidadosos. Mesmo os melhores produtos podem não necessariamente encontrar compradores porque os mercados mudam e os clientes são inconstantes.
Não há receitas claras para iniciar um novo negócio, mas aqui estão algumas diretrizes que podem ajudá-lo a seguir na direção certa.
Procure janelas de oportunidade
A observação astuta é o seu melhor aliado na busca de ideias únicas. Comece avaliando exatamente o que você faz bem. É uma aposta muito mais segura se aventurar em território familiar, onde você pode usar seus pontos fortes existentes. Por exemplo, se você trabalha na indústria farmacêutica, pode se ramificar na área da saúde.
Aqui estão algumas dicas úteis:
- Faça o que você é apaixonado. O entusiasmo acende o interesse dos credores. Escolha ideias que lhe permitam agir agora. Você precisa se mover rapidamente antes que sua ideia fracasse.
- Seja específico sobre seus objetivos de negócios. Por exemplo, você deseja alcançar esse mercado específico com um produto específico.
- Olhe ao seu redor em busca de janelas de oportunidade, como assumir uma empresa familiar.
- Comece um negócio fazendo algo que sua empresa existente não está fazendo.
- Fique de olho no mercado de franquias.
- Leia publicações de negócios e mantenha-se informado sobre as áreas de crescimento. Por exemplo, o setor de saúde em rápida mudança, alimentado pela explosão da biotecnologia, oferece infinitas oportunidades de negócios.
Encontre o seu nicho de mercado
O sucesso potencial de um produto ou serviço envolve uma infinidade de fatores, incluindo o design, características, margem de lucro potencial e projeções de volume de vendas.
Além de patentear invenções, você pode avaliar essas possibilidades de desenvolvimento de produtos.
- Novas linhas de produtos que são absolutamente novas no mercado e permitem que você crie seu próprio nicho, revolucione ou crie mercados.
- Revisões/substituições de produtos que permitem que você desenvolva sua linha de produtos existente.
- Produtos reposicionados, que revelam novas aplicações para seus produtos ou novos clientes para produtos atuais.
- Produtos que copiam os produzidos por outros, mas onde há mercado para muitas versões concorrentes.
Use a lista de verificação rápida a seguir ao definir seu nicho de mercado.
- Quais são as necessidades dos seus potenciais clientes? Pergunte a si mesmo: como sua empresa atenderá a essas necessidades? Identificar necessidades não atendidas.
- Quais são os desejos do seu cliente? Uma necessidade do mercado também pode ser uma deficiência, por exemplo, um produto que carece de serviço pós-venda.
- Quais problemas seu produto ou serviço resolve? Facilita a vida do seu cliente?
É importante definir claramente seus clientes ideais.
- Quem são exatamente meus clientes-alvo?
- Por que meus clientes compram?
- Como meus clientes definem valor?
- O que torna meu produto ou serviço superior ao de meus concorrentes?
- Por que meus clientes em potencial compram de meus concorrentes?
- Como posso compensar essa percepção e fazer com que os clientes dos meus concorrentes comprem de mim?
Apresente sua ideia com um plano de negócios forte
Pegue seu pensamento criativo e coloque-o no papel. Um plano de negócios é sua ferramenta para vender sua ideia para credores, investidores e acionistas existentes. A falta de clareza, a má informação e a ausência de uma orientação estratégica são as principais deficiências da maioria dos planos de negócios.
Certifique-se de reservar tempo para montar um plano com todos os detalhes apropriados, como posicionamento, análise de mercado e finanças. Projetos desenvolvidos com a ajuda de um especialista no mercado-alvo obtêm a melhor recepção.
Arranja um mentor
Tirar um negócio do papel não é uma tarefa fácil. Muitos projetos nunca chegam a ser muito importantes porque não são levados a sério ou porque carecem de acompanhamento ou apoio adequados.
Você aumentará consideravelmente suas chances de sucesso ao buscar conselhos de alguém com experiência em negócios, geralmente chamado de mentor. Esses líderes empresariais fornecem conselhos de gestão, sugerem fontes de financiamento e frequentemente oferecem oportunidades de estágio a seus jovens protegidos para aprimorar as qualidades de liderança no campo.
Existem programas de mentoria projetados para facilitar os contatos entre líderes empresariais e empreendedores iniciantes, como os do SEBRAE. Centros locais de desenvolvimento econômico e algumas associações de empresários oferecem programas semelhantes.