O futuro do trabalho é agora. As empresas que implementam políticas de trabalho remoto obtêm maior produtividade, eficiência e satisfação de seus funcionários.
Há algumas coisas que ouvimos repetidamente de gerentes que hesitam em permitir que seus funcionários trabalhem remotamente.
“Como vou saber se ela está realmente trabalhando?”
“Não quero abrir precedente para o resto da equipe.”
“Deixá-lo trabalhar fora do escritório perturbaria a cultura da nossa empresa.”
Todas essas são preocupações completamente relevantes, especialmente para gerentes que investem em seus funcionários e desejam garantir que não apenas os negócios atendam aos seus resultados financeiros, mas que os funcionários se sintam profissionalmente apoiados e capacitados para progredir.
No entanto, essas preocupações são amplamente infundadas. Estudos (anedóticos e estatísticos) descobriram que as empresas que implementam políticas de trabalho remoto obtêm maior produtividade, eficiência e satisfação de seus funcionários.
Ter um funcionário remoto, ou uma equipe totalmente remota, é na verdade o primeiro passo para abraçar o futuro do trabalho, enquanto impacta positivamente o futuro do seu negócio. Vamos começar com o básico.
O QUE É UMA EQUIPE REMOTA?
Uma equipe remota é um grupo de funcionários que trabalha fora de um ambiente de escritório tradicional. Eles podem estar trabalhando em espaços de coworking, cafeterias ou até mesmo em uma cidade com fusos horários distantes da sede de sua empresa.
As equipes remotas vêm em todas as formas e tamanhos, com algumas empresas optando por ser totalmente distribuídas para que todos os funcionários trabalhem remotamente. Outras empresas oferecem oportunidades de trabalho remoto para seus funcionários mais bem-sucedidos como incentivos, enquanto outras ainda incentivam seus funcionários a abraçar a flexibilidade de vida profissional e trabalhar remotamente como acharem melhor.
6 BENEFÍCIOS COMERCIAIS DE TER UMA EQUIPE REMOTA
Não importa qual caminho você decida seguir, há muitos benefícios comerciais que advirão como resultado de permitir que sua equipe trabalhe remotamente.
TRABALHADORES REMOTOS SÃO MAIS PRODUTIVOS
Uma coisa com a qual você pode contar da sua equipe remota: maior produtividade. Um estudo da Harvard Business Review revelou que funcionários remotos completavam quase um dia extra de trabalho todas as semanas, em comparação com seus colegas do escritório.
Esse aumento na produtividade pode ser atribuído a uma infinidade de coisas, dependendo do funcionário individual. Eles podem descobrir que, ao se retirarem de um ambiente de trabalho tradicional que costuma distraí-los, têm mais espaço cerebral para se concentrar no trabalho profundo e na resolução de problemas. Outros funcionários usam sua flexibilidade recém-adquirida para realizar seu trabalho mais importante durante suas horas mais criativas, seja pela manhã ou à noite. Outros ainda procuram ambientes inspiradores para trabalhar, para que possam dedicar toda a atenção ao seu trabalho no espaço de trabalho ideal.
Pense nisso: seus funcionários provavelmente já estão levando trabalho para casa depois do expediente, terminando uma apresentação no fim de semana ou atualizando o e-mail via Wi-Fi de avião. Você já os confiou para trabalhar remotamente nesses casos – imagine se você lhes desse o poder de fazer isso de forma consistente.
AS REUNIÕES REMOTAS DEMORAM MENOS TEMPO E SÃO MAIS EFICAZES
Algumas reuniões são necessárias para uma comunicação clara, definição de metas e atualizações de resultados. No entanto, quando você ou seus funcionários veem um convite para uma reunião aparecer em sua agenda “apenas para bater um papo”, é difícil conter o gemido que você sente se desenvolver em algum lugar no fundo de seu peito. Pior ainda são as “reuniões” improvisadas que ocorrem quando um colega aparece em seu escritório para fazer uma pergunta rápida, cuja resposta transforma sua conversa espontânea em uma hora de conversa.
Aqui está um tempo de trabalho produtivo. Nós mal te conhecíamos.
Esse tipo de coisa não acontece com funcionários remotos, ou pelo menos não com tanta frequência. As reuniões são conduzidas por meio de software de vídeo como o Zoom, e têm um limite de tempo específico para que os funcionários possam voltar a trabalhar nos projetos que terão um impacto direto em seus negócios. Funcionários remotos também são mais produtivos graças à capacidade de estruturar um horário de trabalho intenso. Eles não estão mais tentando preencher um bloco de tempo de oito horas com trabalho, mas sim fazer um progresso significativo nos projetos em que estão trabalhando quando se sentem mais produtivos. Por causa disso, eles têm menos probabilidade de agendar reuniões para tópicos que poderiam ter sido discutidos por e-mail ou uma mensagem rápida do Slack. Eficiência é tudo para um funcionário remoto – o que significa que ele está gastando menos tempo em comunicações redundantes e mais tempo realizando o trabalho de sua empresa.
O TRABALHO REMOTO COLOCA SEUS MELHORES FUNCIONÁRIOS NO ASSENTO DO MOTORISTA
Provavelmente, os funcionários que você deixará trabalhar remotamente são aqueles que já se destacaram em sua empresa. Eles são seus superstars, seus líderes de equipe, as pessoas que encontram problemas em seus sistemas e apresentam soluções potenciais. Eles são os funcionários que você espera que permaneçam por mais tempo do que o mandato médio, que, para a geração do milênio, é de apenas dois anos.
Permitir que esses funcionários se tornem funcionários remotos é a melhor coisa que você pode fazer pela sua empresa. Você não está apenas dando a eles a flexibilidade de vida profissional que tantos profissionais desejam, mas também a chance de provar suas habilidades de liderança com autonomia e responsabilidade expandidas.
Fora do escritório, esses funcionários têm a oportunidade de gerenciar suas próprias prioridades e mostrar sua capacidade de concluir projetos de maneira eficaz sem micro gerenciamento. Esses são os funcionários que, quando têm a chance de trabalhar quando e onde querem, entregam mais trabalhos de alta qualidade, ultrapassam seus objetivos e trazem ainda mais ideias novas para a mesa.
Essa é a beleza do trabalho remoto. Os funcionários remotos não estão confinados ao aquário de um ambiente de trabalho tradicional, onde as ideias voam em uma câmara de eco. É mais provável que sejam inspirados por seus arredores e apresentem ideias que ninguém na organização pensou antes. Como proprietário ou gerente de uma empresa, você se beneficiará dessa perspectiva externa agregada sem ter que trazer um consultor ou um novo funcionário a bordo.
OS FUNCIONÁRIOS SÃO INCENTIVADOS A TRABALHAR DURO PARA MANTER A FLEXIBILIDADE
Que tipo de incentivo você oferece atualmente em sua organização para reter talentos? Você tem um pacote de benefícios coeso que mantém as pessoas em sua empresa? Você tem uma cultura empresarial incrível ou competições de vendas mensais onde os funcionários podem ganhar um dinheiro extra? Que tal um dia de férias extra para os funcionários em seus aniversários?
Qual desses incentivos você acredita que faz seus funcionários quererem trabalhar mais para mantê-los? Eles veem esses incentivos como vantagens extras, em vez de um motivo genuíno para permanecer na empresa?
A capacidade de trabalhar remotamente é um incentivo que atinge um ponto diferente em muitos funcionários. Diz a eles que seu empregador confia neles para que seu trabalho seja feito em alto nível e em tempo hábil. Mostra o lado mais humano de um negócio, que seu empregador os valoriza como pessoas, e não como uma engrenagem substituível na máquina.
O acesso à flexibilidade da vida profissional é um dos principais contribuintes para a lealdade dos funcionários. É o tipo de incentivo que não só é visto positivamente pelos colaboradores, mas também os incentiva a provar seu valor para a empresa para mantê-lo. Com a estimativa de SHRM de que o custo médio de integração de um novo funcionário é de cerca de 6 a 9 meses de salário , um compromisso com a retenção de talentos não é nada desprezível.
SEUS MELHORES FUNCIONÁRIOS TERÃO A OPORTUNIDADE DE FAZER CONTATOS E CRESCER PROFISSIONALMENTE
Muitas oportunidades de desenvolvimento profissional e networking estão fora do alcance do profissional médio. Para aqueles que trabalham em horários tradicionais das 9h às 17h, os eventos que promovem esse tipo de crescimento podem estar dentro do horário de trabalho, impedindo-os de comparecer. Outros têm compromissos familiares fora do trabalho que dificultam a priorização do desenvolvimento profissional, dificultando o crescimento potencial do seu funcionário e, portanto, do seu negócio.
O trabalho remoto pode eliminar esses conflitos. Junto com a independência do local, o trabalho remoto oferece aos funcionários a oportunidade de trabalhar durante suas horas mais produtivas e buscar o desenvolvimento profissional fora do horário em que se encaixe em sua programação. Com maior flexibilidade, eles têm o poder de desenvolver as habilidades profissionais de que precisam para se destacar em sua organização e de participar de eventos de networking que podem resultar em novas conexões e clientes para sua empresa.
Oferecer aos seus melhores funcionários a liberdade de buscar educação e engajamento é uma ótima maneira de posicionar sua empresa como líder. Quando outros profissionais encontram seu funcionário em eventos de networking ou aulas baseadas em habilidades, sua primeira impressão será positiva e irá potencialmente refletir bem em seu negócio, permitindo que você construa uma reputação de excelência ao mesmo tempo em que apóia o desenvolvimento de seus funcionários.
O TRABALHO REMOTO PERMITE QUE VOCÊ APROVEITE OS MELHORES TALENTOS EM TODO O MUNDO
Além dos benefícios que sua empresa obterá com o investimento em seus funcionários atuais, você descobrirá que as iniciativas de trabalho remoto enraizadas em seu negócio levarão a outras oportunidades expandidas dentro de sua empresa.
Uma dessas oportunidades é um conjunto maior de talentos para escolher durante o processo de contratação. Tradicionalmente, as empresas eram relegadas a contratar profissionais que morassem a uma distância razoável de sua localização geográfica. Se você estivesse em uma cidade grande, estaria competindo pelos melhores talentos com empresas que possuíam recursos para oferecer mais do que você, melhorá-lo e superá-lo. Para as empresas que não ligavam para as grandes cidades, as notícias poderiam ser piores. Você pode não ter conseguido encontrar um profissional com as habilidades que procurava para ocupar uma posição. Você pode ter ficado preso contratando alguém que parecia “bom o suficiente”, mas cujas deficiências poderiam custar caro a longo prazo.
Com o trabalho remoto na mesa, um mundo de possibilidades se abre. Agora, você pode contratar um designer UX baseado em Valência para construir a estrutura do seu site, ou um assistente virtual baseado em Bali para lidar com as necessidades diárias de administração do seu negócio. A melhor parte – quer você tenha um funcionário remoto ou vários, os canais de comunicação entre sua equipe não precisam se tornar mais complicados. As videochamadas e uma calculadora de fuso horário são seus novos melhores amigos.
Quando se trata de trabalho remoto, os benefícios superam em muito as complicações potenciais. Os funcionários remotos não são apenas mais produtivos, mas também mais bem equipados para a independência e o crescimento profissional, motivados para produzir um trabalho de alta qualidade e se manterem eficientes com o seu tempo, e com maior probabilidade de permanecer na empresa por um período significativo. Permitir que seus funcionários trabalhem remotamente os impulsionará a prosperar e, consequentemente, fará com que sua empresa também prospere.