Como você consegue ter esse relacionamento à distância com seus funcionários? Relacionamentos de longa distância não são fáceis, pois esperamos que a distância não afete nosso relacionamento em nenhum sentido. Isso é verdade tanto para o trabalho quanto para os relacionamentos pessoais. Com a evolução da tecnologia, onde as informações e os recursos tornaram-se acessíveis a todos de todos os cantos e recantos, o trabalho cara a cara está se tornando menos popular.
Hoje, as empresas estão adotando tendências remotas e contratando os melhores talentos de diferentes países. E gerenciar equipes remotas é responsabilidade de um gerente. Como gerente de membros remotos da equipe, seu trabalho é nutrir, orientar e apoiar os membros da equipe, o que é um desafio em si. Este é um guia para os gerentes administrarem sua vida remota e deixarem os funcionários mais felizes.
Quando o assunto do trabalho remoto surge, é bastante comum as pessoas duvidarem de como trabalhar nos projetos. Todo o processo envolve conectar solopreneurs e equipes de projeto que vivem em diferentes países ou continentes. Cada indivíduo está ansioso para cativar a cultura do trabalho remoto. Torna-se uma tarefa difícil capacitar as equipes para prosperar quando, por exemplo, um indiano sentado em Bangladesh está trabalhando para uma empresa americana e assim por diante.
O que é uma equipe remota?
Uma equipe remota é um grupo de profissionais que estão em vários locais e até mesmo fusos horários e dividem um mesmo projeto ou projetos. Cada colega de equipe trabalhando em um local separado, vivendo em cidades diferentes e trabalhando no tempo e no espaço. Trabalhar remotamente é uma coisa e gerenciar uma equipe remota é outro desafio. O trabalho remoto está em toda parte. Há muita diferença quando as equipes estão sentadas bem na frente do escritório e quando estão trabalhando fora de um escritório.
Ao gerenciar funcionários remotos, você conhece os desafios que surgem, incluindo gerenciamento de projetos, gerenciamento de equipes e manutenção dos projetos dentro do prazo. Certamente há muitas coisas boas na cultura de trabalho remoto . Aqui está uma pesquisa sobre trabalho remoto:
- Uma pesquisa da ConnectSolutions: 30% dizem que realizam mais em menos tempo.
- 82% dizem que experimentam níveis mais baixos de estresse.
- De acordo com a Harvard Business Review: 87% se sentem mais conectados graças às novas ferramentas de videoconferência.
Desafios no gerenciamento de equipes remotas
Como está se tornando cada vez mais comum para funcionários que trabalham remotamente, os desafios estão aumentando em relação ao gerenciamento de equipes remotas.
- Falta a ferramenta de comunicação certa
- Contratação dos recursos certos
- Falta de programa de prestação de contas
- Respeitando o tempo de todos
- Sem funções e tarefas claras
- Definir horários
- É difícil monitorar o desempenho do funcionário
- Falta de coesão dentro da equipe
- Fazendo com que todos se sintam parte da equipe
Problemas que um gerente tem que enfrentar para gerenciar uma equipe remota
1. Confie nas ferramentas de trabalho remotas certas
Seus funcionários estão usando as ferramentas certas para equipes remotas colaborarem com eficácia? A tecnologia de hoje tornou possível ter uma equipe produtiva globalmente e usar as ferramentas certas ajudará a organizar o trabalho remoto e manter todos na mesma página.
2. Colaborando em projetos
A colaboração costuma ser uma parte importante de um negócio e também outro problema com equipes remotas.
“Unidade é força … quando há trabalho em equipe e colaboração, coisas maravilhosas podem ser alcançadas.” – Mattie Stepanek
A falta de coordenação leva à falta de gerenciamento de projetos e a projetos mal organizados do início ao fim. Ao procurar o gerenciamento remoto do trabalho, os gerentes acham difícil manter todos os membros da equipe na mesma página.
3. Diferenças culturais
Um dos outros maiores desafios na gestão de funcionários de vários países, onde as pessoas têm uma atitude diferente em relação às carreiras e as famílias diferem em limites.
“Depois de entender e apreciar a formação cultural de outras pessoas, você também pode se conectar mais com elas.”
Ao coordenar uma força de trabalho global, os gerentes geralmente não entendem como gerenciar diferenças culturais. Pessoas de diferentes culturas têm diferentes éticas de trabalho e é surpreendente como elas encaram seu dia de trabalho.
Trabalhar com equipes remotas nunca foi tão fácil, mas certamente não é tão difícil quanto muitos gerentes podem imaginar. Aqui estão algumas dicas importantes sobre como os gerentes podem gerenciar funcionários remotos ao seu alcance: –
4. Um programa transparente
Ao trabalhar com uma equipe de desenvolvimento remota, os membros da equipe têm uma liberdade incrível para trabalhar. Mas como saber se as pessoas estão trabalhando e entregando as tarefas no prazo? É um dos maiores temores por causa da falta de visibilidade e controle. Portanto, para que as equipes remotas existam e prosperem, a transparência e a responsabilidade são fatores críticos.
No entanto, para facilitar a transparência em um ambiente remoto, você precisa seguir as seguintes dicas:
- Defina funções e responsabilidades claras do projeto
- Discuta com os membros da equipe seus objetivos específicos no projeto para manter todos responsáveis
- Anote o cronograma de trabalho, feriados, reuniões e outras regras básicas das equipes
- Traga o processo de recrutamento interno
- Rastreie as principais métricas do projeto
- Tente supervisionar os problemas
5. Tenha um regular One-on-One
Como você está trabalhando remotamente com suas equipes, não terá tempo para falar sobre problemas. Portanto, dê mais tempo aos funcionários individualmente, dê-lhes tempo para contatá-lo pelo Skype ou qualquer outro aplicativo sem conflito de fusos horários. Sempre ative sua disponibilidade para, pois seus funcionários não terão ideia de quando sua porta estará realmente aberta. Dê a eles um dia da semana para discutir individualmente seus problemas e você pode dar-lhes suas instruções. Isso irá abranger vários tópicos importantes de discussão por causa de não estar apenas presente no escritório.
6. Diferentes fusos horários
Um grande desafio na construção de uma equipe distribuída reside na má comunicação à distância devido aos diferentes fusos horários. Fusos horários variáveis levam a problemas de comunicação.
“A falta de comunicação leva à falta de confiança que deixa margem para dúvidas.” – Amen Amare
Quando um gerente gerencia funcionários remotos distribuídos globalmente, agendar reuniões pode ser difícil porque é realmente difícil escolher um horário que seja conveniente para todas as equipes e para você.
7. Trabalho na união da equipe
Ao trabalhar com equipes remotas, você não pode ter aquela reunião de banheiro e conversar uns com os outros, ou se reunir em torno do bebedouro para se conhecerem ou aproveitar as happy hours depois do escritório. Então, para ter uma equipe unida, você precisa ficar conectado com ela. Experimente estes métodos:
- Uma vez por ano, encontros cara a cara
Tente fazer um espaço uma vez por ano para criar laços de equipe. Isso é muito importante para todas as equipes de trabalho remotas. Mantenha a energia alta e tenha grandes discussões sobre o que seria difícil de fazer com funcionários que trabalham em diferentes partes dos países.
- Diga oi
Ao perguntar aos seus funcionários sobre a atualização do trabalho, não se esqueça de dizer oi, como eles estão. Não se comunique como se estivesse falando com robôs, eles são humanos, fale com eles como humanos e tente formar uma equipe.
- Comemore suas vitórias
Porém, não será possível se encontrar e comemorar suas vitórias. Mas você certamente pode enviar e-mails, GIFs ou notas para agradecê-los por seu trabalho e sua vitória.
A última dica: seja honesto! Seja honesto com seus funcionários e seja honesto com suas expectativas.
Você precisa ser um líder proativo para gerenciar equipes remotas. Encontrar um equilíbrio entre vida pessoal e profissional é importante para todos os trabalhadores remotos. Tente obter o melhor para suas equipes.
Gerenciamento de trabalho remoto: como gerenciar equipes remotas
Muitas empresas estão trabalhando com sucesso como empresas 100% remotas. Ainda assim, muitas empresas estão passando por bons e maus momentos para funcionar com sucesso como empresas de trabalho remoto. Se você está constantemente se perguntando “Como gerenciar equipes remotas” e está procurando algumas ideias sobre como as equipes se configuraram remotamente com sucesso, nós temos algumas dicas.
Melhores práticas para gerenciamento de equipe remota
1. Definir limites com trabalhadores remotos
As equipes remotas geralmente precisam de algum tipo de limite para delinear seu trabalho e sua vida pessoal. Como os colegas de equipe trabalham em fusos horários diferentes, qualquer notificação, mensagens de bate-papo ou e-mail pode arruinar o sono de alguém ou perturbar o tempo da família. Discuta os horários de trabalho com cada membro da equipe, respeitando seu tempo e mostre que você se preocupa com o tempo deles. Isso ajudará a construir relacionamentos positivos com os funcionários, garantindo que nada seja difícil para ninguém.
2. Incentive e abrace a diversidade
Não é nenhuma surpresa encontrar obstáculos culturais ao gerenciar equipes remotas. O problema com equipes multiculturais envolve mal-entendidos e conflitos que dividem as equipes. Torna-se muito difícil gerenciar pessoas de diferentes raças, abraçando a diversidade cultural para permitir a construção de equipes. Uma maneira simples é descobrir como diferentes pessoas de diferentes áreas estão abertas para receber feedback, promover uma mentalidade de celebrar as diferenças, ser respeitoso com os feriados nacionais para sua equipe global e respeitar todas as diferenças culturais
3. Defina as expectativas com antecedência e claramente
Cada empresa tem expectativas: trabalhando remotamente ou virtualmente. Ser claro com os funcionários irá mantê-los focados no trabalho com os mesmos objetivos.
Você deve definir expectativas claras para:
- Horas de trabalho
- Disponibilidade
- Sistema de comunicação
- Reuniões oportunas
- Principais projetos e prazos
- Reuniões agendadas
- Responder ao e-mail
4. Atualize suas habilidades de comunicação online
Muitas equipes de trabalho remotas se deparam com um contratempo na comunicação ao trabalhar em projetos. Sempre será difícil se conectar com suas equipes em diferentes áreas sem ter boas habilidades de comunicação. E, claro, habilidades de comunicação online. Ao iniciar a conversa, seja rápido e conciso, para que as equipes não se confundam. Desenvolva suas habilidades de escrita, fale com precisão, use as ferramentas certas de colaboração remota para colaborar com eficácia, pois uma comunicação incrível é vital no local de trabalho remoto.
5. Dê-lhes ajuda quando precisarem
Estando fora da vista, você pode ter que se esforçar para atender às necessidades de cada funcionário. Embora você possa estar fora de vista, nunca os deixe sair de sua mente. Problemas inesperados relacionados ao projeto, ou a um colega de equipe ou como o trabalho está sendo feito são comuns em todos os negócios. Se algo está realmente incomodando seus funcionários ou eles estão se sentindo indispostos, entenda as pistas que eles podem estar lhe dando e ajude-os.
Aprenda sobre todos
Torna-se muito mais simples conhecer uma pessoa que fica sentada o dia todo ao seu lado. Vocês trabalham juntos, passam horas juntos e começa a conhecê-los por dentro e por fora, seus pontos fortes e fracos e a personalidade que possuem. Mas ao trabalhar remotamente você terá que tentar um pouco para conhecer sua equipe. Você nunca saberá quando realmente deseja saber. Faça questão de ter uma discussão que lhe dê um aprendizado sobre a personalidade dele. Não tente saber coisas indesejadas que podem incomodá-los. Isso fará crescer uma cultura positiva com sua equipe remota.
Nós da ABERJ oferecemos um treinamento muito interessante nessa área, trata-se do curso Gestão de equipe remota, que com certeza vai acrescentar bastante em sua carreira de gestor. Para saber mais sobre o curso CLIQUE AQUI.
1 comentário em “Como gerenciar uma equipe remota?”
Pingback: Como iniciar um pequeno negócio em casa - ABERJ - Associação de Bancos no Estado do Rio de Janeiro
Comentários estão fechados.