É surpreendente quanto tempo pode ser perdido no trabalho quando as pessoas reclamam ou ouvem os outros reclamarem.
Ninguém gosta de trabalhar em torno de um resmungão, chorão, agressor, caluniador ou crítico crônico. Eventualmente, a má atitude de um colega de trabalho pode afetar nossa própria perspectiva e, se permitirmos, pode até influenciar nossa trajetória de carreira ou reputação.
Talvez devêssemos esperar ver mais negatividade em ação. Basta considerar todo o pessimismo, crítica, discurso odioso, medo e ansiedade que corre virtualmente desenfreado nas redes sociais, política e notícias. Pode eventualmente criar uma lente negativa através da qual vemos nosso mundo, incluindo nossos empregos.
Quando uma organização tem uma atmosfera negativa ou crítica, isso pode afetar os funcionários e as experiências de nossos clientes. Os líderes precisam ser proativos no gerenciamento da negatividade, reconhecê-la cedo e intervir antes que ela prejudique a rotatividade, o moral, a produtividade ou a reputação da marca da organização.
1. Analise a negatividade . Reclamar de maneira saudável pode contribuir para melhores resultados, se passar em três testes: Vai ajudar nossa equipe? Isso ajudará nossos clientes? Ajudará alguém que pode não querer ouvir, mas precisa? Se a reclamação ajudar a agregar valor a uma pessoa ou à organização, ela deve ser expressa. Mas se não agregar valor, o gestor deve por um fim nisso.
2. Não ignore uma pessoa negativa. É fácil descartar o comportamento negativo com observações como “essa é apenas a personalidade dela”. Mas, como chefe, sua omissão de ação provavelmente está afetando outras pessoas de sua equipe. Talvez a situação não seja tão ruim quanto você pensa, mas se for, está prejudicando a cultura da sua empresa.
3. Decida como você resolverá atitude versus aptidão . Você manterá um funcionário de alta aptidão se isso significar que também deve tolerar sua atitude ruim? Talvez você pense que pode fazer as duas coisas. Mas sabe o que pode acontecer?
No dia em que você tiver que dispensar esse funcionário, pode ser que todos os demais fiquem muito contentes. E o alívio de todos pode gerar um melhor desempenho geral. Então, foi a melhor decisão! Para minimizar os danos ao moral da sua equipe, determine como você lidará com um jogador de alto desempenho com uma atitude ruim.
Incentive um ajuste de atitude
O que você pode fazer para ajudar uma pessoa com uma atitude negativa a alcançar crescimento pessoal? Um equívoco comum é que as avaliações dos funcionários se concentram estritamente no desempenho do trabalho . Um processo de revisão ideal também deve abranger todos os outros valores que sua empresa valoriza em seus funcionários, incluindo a atitude que eles trazem para o local de trabalho. Aqui estão algumas dicas para conduzir uma avaliação de desempenho eficaz para um funcionário de alto desempenho que pode fazer melhorias em outras áreas:
- Garanta que o feedback seja específico – Não diga apenas ao funcionário que o comportamento dele precisa melhorar. Aponte exatamente quais são as características negativas que eles têm e o impacto que cada um tem sobre os outros funcionários.
- Forneça exemplos de mau comportamento – uma maneira de tornar o feedback específico é destacar exemplos anteriores de atitude inadequada do funcionário.
- Dê conselhos acionáveis – depois de fornecer exemplos de mau comportamento, deixe claramente o funcionário saber como ele deveria ter se comportado para que saibam o que se espera deles daqui para frente.
- Dê reconhecimento por um trabalho bem feito – Como o funcionário faz um ótimo trabalho, certifique-se de dar-lhe o crédito quando ele é devido. Você não quer que o funcionário saia da avaliação achando que foi injusto e unilateral.
- Monitore a atitude do funcionário e faça check-in regularmente – Após a conclusão da revisão, veja se o funcionário tenta melhorar sua atitude e reúna-se com ele frequentemente para discutir seu progresso.
É uma conversa difícil dizer a um funcionário talentoso que ele precisa fazer melhorias. Eles sabem que são bons em seu trabalho e podem sentir que estão fazendo tudo certo. No entanto, se você deixar claramente o funcionário saber onde sua atitude está falhando e como isso afeta a empresa como um todo, ele deve sair entendendo que tem problemas pessoais que precisam ser resolvidos.
Olhe além dos resultados de um funcionário
Superficialmente, você deseja que cada funcionário faça um ótimo trabalho que resulte no sucesso da empresa. Mas é importante ter em mente que os objetivos são alcançados quando pessoas diferentes trabalham bem juntas .
Um funcionário de alto desempenho com uma atitude ruim pode fazer mais mal do que bem. Os resultados imediatos que eles fornecem provavelmente não compensarão os problemas que causam no local de trabalho, portanto, concentre-se no quadro geral.
Esperamos que essas dicas sejam de ajuda!
Quer fazer um treinamento corporativo para motivar seus funcionários? CLIQUE AQUI e conheça nossos treinamentos!