Como prevenir o assédio moral no trabalho

Embora muitas pessoas associem o “bullying” a algo que acontece (tristemente) somente na escola, alguns estudos sugerem que o bullying também acontece no local de trabalho, onde recebe o nome de assédio moral. Na verdade, um estudo recente descobriu que quase 75% dos funcionários testemunharam ou sofreram assédio moral no local de trabalho.
Seja excluindo colegas de grupos sociais ou fazendo piadas às custas de outra pessoa, os ambientes de escritório podem estimular comportamentos prejudiciais e deixar as vítimas se sentindo isoladas.

Claro que não precisa ser assim, e na maioria dos casos não é! Junte-se a nós para explorar as principais dicas para incentivar uma cultura de escritório positiva para evitar o assédio moral e promover relacionamentos saudáveis ​​entre colegas.

Assédio moral encoberto versus assédio moral aberto: qual é a diferença?


Quando pensamos em assédio moral, normalmente pensamos em ações abertas como gritos, xingamentos e humilhação pública.
Esse comportamento é fácil de detectar e, felizmente, tende a ser relativamente raro em adultos maduros.

No entanto, algumas formas de intimidação no local de trabalho nem sempre são tão aparentes quanto você pode pensar.

O assédio moral encoberto envolve atormentar os funcionários de uma maneira muito mais discreta e psicológica.
Esse comportamento é quase impossível de ser detectado por estranhos e até mesmo os próprios indivíduos podem não estar cientes de suas ações.

Negatividade de empresas de alto desempenho


Esse comportamento pode ser especialmente prejudicial se o indivíduo em questão tiver um alto desempenho no trabalho.
Os líderes seniores às vezes podem ficar presos aos números de desempenho e podem ter dificuldade em reconhecer como certas ações afetam a produtividade ou a felicidade de outras pessoas.

Para os fãs de TV por aí, pense na relação entre Tim e Gareth na sitcom britânica The Office.
Tim é o menino de ouro da empresa e seu chefe fecha os olhos para as piadas intermináveis ​​que ele faz ao pobre Gareth.

Então, como você pode evitar essa situação?
A melhor maneira de parar esse tipo de comportamento é repensar a maneira como medimos o desempenho.

Em vez de ver as métricas de desempenho e a cultura da empresa como duas coisas diferentes, as empresas devem considerar o valor cultural de um funcionário como um indicador vital de desempenho.

Indivíduos que promovem um ambiente de trabalho feliz e saudável aumentarão a produtividade geral e evitarão conflitos entre colegas. Um estudo recente do The Alternative Board descobriu que 86% dos funcionários acreditam que a cultura da empresa impacta diretamente a produtividade.


Estabeleça um Código de Conduta Claro


Uma das maneiras mais fáceis de evitar o assédio moral no local de trabalho é estabelecer expectativas claras de como os funcionários devem se comportar.

Se os empregadores seguirem um forte conjunto de valores da empresa, esses mesmos valores serão filtrados na forma como os funcionários tratam seus colegas.
Os gerentes devem dar o exemplo, promovendo relacionamentos profissionais saudáveis ​​e mantendo-se atentos ao comportamento dos funcionários. É importante ressaltar que os gerentes devem evitar ambigüidade ao definir expectativas e os valores da empresa nunca devem ser deixados abertos a interpretações.
Todas as reclamações de funcionários devem ser levadas a sério e tratadas com neutralidade para evitar varrer relatórios para debaixo do tapete ou desconsiderar o comportamento potencialmente prejudicial como “apenas uma piada”.

Resolva a raiz do problema.


Ao tentar impedir o assédio moral no local de trabalho, tente cavar abaixo da superfície para descobrir por que um funcionário está atormentando outras pessoas.
Compreender o ponto de vista do instigador pode não apenas proteger os outros, mas também ajudá-lo a enfrentar seus demônios internos e a desfrutar de relacionamentos positivos no local de trabalho.

Falar com as pessoas e incentivá-las a expressar suas vulnerabilidades pode ser uma maneira poderosa de reformar o comportamento e dar sentido às suas ações.

Aja rápido


A melhor maneira de acabar com o assédio moral pela raiz é abordá-lo no momento em que está acontecendo.
Não espere até que as coisas tenham explodido, apenas para desenterrá-las novamente.

Se um empregador testemunhar em primeira mão sinais de assédio moral, esta é uma prova concreta que pode ser usada para enfrentar a situação de frente.

Acabar com o assédio moral antes que ele tenha tempo de se desenvolver pode salvar os relacionamentos com os funcionários e proteger as vítimas em potencial.
Se um empregador perceber um vislumbre de mau comportamento, ele deve lidar com isso imediatamente, antes que tenha a chance de sair de controle.

Promova uma cultura positiva no local de trabalho


A melhor maneira de parar o assédio moral no escritório é fomentar uma cultura de trabalho positiva, em que haja respeito mútuo entre todos os funcionários.
Se uma empresa integra um conjunto sólido de valores em seu processo de recrutamento, atrairá indivíduos talentosos cujas personalidades se alinham com a de seus colegas.

Seja claro sobre o que sua empresa representa e defina expectativas claras para manter os funcionários em igualdade de condições.
O local de trabalho deve ser um lugar para os indivíduos expressarem seu verdadeiro eu e crescerem ao lado de seus colegas, não contra eles.

Recrute ou trabalhe com mudanças


Você, como gestor, pode mudar uma situação de assédio moral na empresa também por substituir membros da equipe que, depois de conversar e dar conselhos, continuam com a mesma atitude agressiva. E não se sinta mal de fazer isso. A empresa e sua equipe vão te agradecer enormemente por isso.

Além disso, ao recrutar novos colaboradores, deixe claro a eles que em sua empresa, se respeitam todos os membros e que o assédio moral não é permitido nem tolerado. E mostre ao novo colaborador quais atitudes podem ser consideradas assédio moral.

Combater o assédio moral irá aumentar a produtividade e melhorar a qualidade de vida de todos.

Dia 26 de agosto teremos um webnário super especial falando sobre esse tema:

Webinário Prevenindo e Combatendo o Assédio Moral

Dia 26 de agosto de 2021, 10h-11h

CLIQUE AQUI e se inscreva! É gratuito.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print
Logo - Aberj (White)
A ABERJ é uma entidade centenária que atua a mais de 20 anos na plataforma e-learning, já realizamos treinamento de mais de 100 mil alunos através dessa ferramenta.

(21) 97211 -9428

Entre em contato
ENVIE SUA MENSAGEM
Nossa equipe irá responder brevemente sua mensagem
Copyright © 2023 Aberj Todos os direitos reservados