Dia do Profissional Liberal: especialistas apontam 6 profissões em alta e dão dicas de como se destacar

Segundo dados do IBGE, o Brasil bateu recorde de profissionais autônomos em 2021: cerca de 25,2 milhões de brasileiros

No próximo dia 27 de maio é comemorado o Dia do Profissional Liberal. A data é uma celebração à aprovação do Decreto de Lei Nº 35.575 de 27 de maio de 1954, que foi responsável por reconhecer a Confederação Nacional dos Profissionais Liberais. O dia é uma homenagem aos profissionais que prestam serviços de forma liberal, ou seja, sem vínculo empregatício com alguma empresa.

A data de fato é uma conquista a ser comemorada. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, compartilhados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de trabalhadores autônomos alcançou o patamar de 25,2 milhões no Brasil, em 2020, número recorde na série histórica.

Com aproximadamente 12 milhões de trabalhadores desempregados e sem oportunidades de trabalho fixo, a “alternativa” para muitos profissionais liberais é recorrer ao empreendedorismo por necessidade. Segundo pesquisa realizada pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) cerca de 50% dos novos negócios abertos no país são por necessidade, ou seja, por falta de oportunidades no mercado de trabalho.

“Muitos são os fatores que levam a esse aumento do trabalho liberal e do empreendedorismo por necessidade. Justifica-se esse fluxo a perda do emprego, insegurança alimentar e de moradia, baixa na renda familiar,e instabilidades em geral. Não podemos confundir o conceito de abrir uma empresa com colocar seus serviços à disposição do sistema, porque as forças são muito diferentes. Fato é que hoje em dia as pessoas não podem mais esperar por uma oportunidade, por isso a tendência é encontrar alguma saída, ainda que não ideal”, declara a psicanalista, gestora de Recursos Humanos e idealizadora do Ipefem, Ana Tomazelli.

De fato, o cenário econômico atual tem feito trabalhadores buscarem alternativas para estar no mercado, seja como profissional liberal, autônomo ou microempreendedor. A esse respeito é importante destacar que muitos não sabem, mas existe uma diferença entre essas modalidades de trabalho, conforme destacamos a seguir.

Diferença entre profissional liberal, autônomo e microempreendedor

Profissional liberal: é a pessoa que trabalha com ou sem vínculo empregatício, além disso, tem a possibilidade de se vincular em mais de uma empresa com carteira assinada e usufruir dos mesmos benefícios determinados em lei pelos celetistas. Geralmente, os profissionais liberais são especialistas representados por órgãos certificados de qualidade, seja conselhos ou sindicatos como, por exemplo, dentistas, médicos, professores, jornalistas, arquitetos entre outros.

 Profissional autônomo: nessa modalidade de trabalho encontram-se os prestadores de serviço, que pode ser pessoa física ou jurídica, porém, esses profissionais não possuem vínculos empregatícios com qualquer empresa e geralmente trabalham por um período previamente estabelecido, além disso, o profissional autônomo não precisa de certificação para ser contratado. Porém, a empresa precisa disponibilizar um RPA – Recibo de Pagamento Autônomo.

Microempreendedor

Diferentemente das duas modalidades citadas anteriormente, o microempreendedor trabalha em regime de pessoa jurídica, ou seja, o profissional deve ter um CNPJ vinculado em seu nome. Nessa modalidade encontram-se também o Microempreendedor Individual (MEI) que podem ter até um funcionário registrado em sua empresa. Já os Microempreendedores podem ter no máximo nove funcionários em empresas de serviços e comércio e até 19 funcionários para indústrias e construção civil. Porém, para os MEIs a renda não pode ultrapassar 130 mil por ano e para Microempreendedor é de 360 mil por ano.

Identificar a modalidade de trabalho de forma coerente com a sua atuação é extremamente importante, pois isso irá impactar no planejamento de suas metas profissionais ou de negócio, caso este profissional recorra a abrir um negócio, por exemplo. Afinal, planejamento é a alma do negócio, seja para um trabalho liberal, autônomo ou empreendedor.

Além disso, há de se considerar outras questões na hora de decidir qual modalidade adotar. “Considero o trabalho autônomo e liberal importantes para a inserção da mulher no mercado de trabalho, entre vários fatores destaco o fato de essas modalidades proporcionarem mais liberdade de trabalho, pois com planejamento e organização a mulher pode desenvolver sua própria rotina de trabalho, especialmente àquelas que são mães e esposas”, ressalta a mentora, consultora estratégica de negócios e idealizadora e fundadora do Instituto Mulheres do Imobiliário, Elisa Rosenthal Tawil.

A esse respeito é inevitável falar de estratégia de marketing pessoal, por exemplo. Pensando que essas modalidades de trabalho se baseiam em “vender” sua atuação profissional, produto ou serviço, o marketing é indispensável.

“A máxima do ‘quem não é visto não é lembrado’ norteia todo tipo de trabalho presente no mundo digital. As pessoas precisam entender que sua imagem, seu produto ou seu serviço precisa ser pensado estrategicamente, caso contrário não sobrevive. Logo, a melhor forma de se ‘vender’ é desenvolver um bom marketing e para isso as redes sociais devem ser consideradas a principal fonte de comunicação com o seu público. Entenda! É possível fazer das redes sociais uma fonte de renda, seja para um projeto pessoal, seja para um negócio”, declara a especialista em redes sociais e CEO da AcoutPlus, Adriana Coutinho. 

6 profissões em alta no mercado de trabalho

  1. Consultor

É crescente a busca por profissionais especializados e para quem se identifica com alguma área, seja finanças, imóveis, TI, moda, culinária entre outros, o trabalho de consultor é o indicado e pode se tornar uma profissão ou um negócio promissor. Contudo, é importante que o profissional se capacite para tal e execute um planejamento para atuar na área.

  1. Coach

Atuar como coach é uma excelente alternativa para profissionais liberais. Esse é um trabalho que atua com metodologias visando o desenvolvimento humano e profissional. A busca por esses profissionais também tem crescido nos últimos anos, pois muitas empresas e pessoas buscam tal consultoria para alavancar suas carreiras ou negócios.

Se você é um profissional que se identifica com temas como relacionamentos, inteligência emocional, vida financeira, espiritual, emagrecimento e esportivo, vale a pena se capacitar para exercer essa profissão, pois é possível também atuar como coaching de carreira, consultorias corporativas, performance, liderança ou vendas.

  1. Professor particular

Se você é o tipo de pessoa que tem facilidade em ensinar, a profissão de professor particular é uma ótima alternativa, contudo, ser um profissional diferenciado no mercado contará pontos a seu favor. Por isso, investir em métodos de aprendizado mais divertidos e didáticos será considerado um diferencial. Encaixam-se nessa modalidade de trabalho profissionais da educação de uma forma geral (professores de português, matemática, física etc), músicos, artesãos, fotógrafos entre outros.

  1. Profissional de beleza ou estética

Esse é um mercado em constante crescimento, portanto, serviços relacionados à beleza e estética estão sendo cada vez mais requisitados, não apenas por mulheres, mas também pelo público masculino. Além disso, existe trabalho para o ano todo, o que faz com que esse mercado não seja sazonal e a demanda permaneça sempre alta. Os serviços com mais oportunidades são personal trainer, manicure, depilação, design de sobrancelhas e estética corporal, nutricionistas entre outros.

  1. Redator de conteúdo

Em um mundo cada vez mais digital, o  marketing digital é fundamental para qualquer tipo de serviço ou produto. Logo, se você é um profissional que sabe comunicar com clareza e tem poder de persuasão para trabalhar a linguagem para públicos alvos específicos a cada empresa, essa é uma boa alternativa, seja para um trabalho liberal, autônomo ou microempresa. Contudo, para trabalhar como redator de conteúdo é indispensável que o profissional tenha um bom conhecimento das normas cultas da língua portuguesa, marketing e técnicas de SEO.

  1. Agente de viagens

Para quem gosta de explorar novos lugares, culturas e tem facilidade em negociação, bom conhecimento geográfico e experiência com viagens, essa é uma profissão super válida para se pensar em trabalhar. Além disso, uma boa alternativa é criar um perfil em redes sociais e produzir conteúdos relacionados a viagens, com curiosidades, dicas de lugares, gastronomias etc.

Sobre as especialistas

Adriana Coutinho, empresária, palestrante e digital influencer. Founder e CEO da Acout Plus, empresa especializada em gerenciamento e posicionamento de imagem nas redes sociais. Idealizadora dos métodos T.E.R e CRIAS, Adriana Coutinho dissemina seu conhecimento adquirido nos últimos 10 anos de mercado. A empresária conta com grandes cases em seu portfólio como Arezzo, Walt Disney, Universal Music, Niely Cosméticos, Cleo Pires, Luísa Sonza, Fábio Júnior, entre tantos outros.

Ana Tomazelli, psicanalista e idealizadora do IPEFEM. A profissional conta com mais de 20 anos de experiência no mercado de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, com passagem pelas empresas KPMG, Dasa, UnitedHealth Group, Solera Holdings, entre outras. Pós-graduada em Gestão de Pessoas pela FGV, Administração e Gestão de Empresas pelo IBMEC, Psicanálise e Saúde Mental (IBCP).

Elisa Rosenthal é LinkedIn Top Voices e TEDxSpeaker. Mentora, consultora estratégica de negócios, podcaster pelo Vieses Femininos. Idealizadora e fundadora do Instituto Mulheres do Imobiliário. Colunista na revista HSM, Imobi Report e EXAME Invest. Head de Growth, Onboarding Specialist na eXp Realty Brasil, e Embaixadora da linha Crediall Mulher.

Informações à imprensa:

Temma Agência – Relações Públicas e Marketing Digital

Stefani Pereira – stefani@agenciatemma.com – 011 9.8077-0105

Daniella Pimenta –  dani@agenciatemma.com – 011 9.7037-1591

Camilla Paixão – imprensa@agenciatemma.com – 011 9.6338-8036

Viviane Mendes – vivi@agenciatemma.com – 011 9.5447-0889

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print
Logo - Aberj (White)
A ABERJ é uma entidade centenária que atua a mais de 20 anos na plataforma e-learning, já realizamos treinamento de mais de 100 mil alunos através dessa ferramenta.

(21) 97211 -9428

Entre em contato
ENVIE SUA MENSAGEM
Nossa equipe irá responder brevemente sua mensagem
Copyright © 2023 Aberj Todos os direitos reservados