Uma rede saudável de contatos comerciais pode ser um de seus maiores ativos. Ele pode ajudá-lo a encontrar clientes, gerar novas ideias e colocá-lo em contato com parceiros financeiros, fornecedores e consultores.
E os benefícios são compostos – cada nova pessoa em sua rede traz consigo sua própria rede também.
Siga estas dicas para acelerar o crescimento da sua rede.
Decida o seu propósito
Primeiro, descubra o que você está procurando em sua rede. Você quer mais clientes, obter um contrato, ter um conselho consultivo informal, encontrar novas ideias – ou talvez uma combinação de tudo isso? Seu propósito lhe mostrará onde concentrar seus esforços.
Use uma boa etiqueta de rede
Networking não é sobre vender a ideia de que você é o melhor. Trata-se de fazer conexões pessoais e construir relacionamentos de benefício mútuo. Isso começa por estar atento às opiniões, desafios e necessidades de outras pessoas. A autopromoção desativa rapidamente os contatos.
Quando perguntado sobre o seu negócio, não fale. Esteja pronto com uma descrição concisa e clara do que você faz e do valor exclusivo que você oferece.
Comece on-line
Um bom lugar para começar a aprimorar seus esforços é online. Por exemplo, você pode participar de conversas em fóruns de discussão em sites de mídia social como o LinkedIn ou uma página do Twitter relacionada a negócios. A Internet é um bom lugar para praticar sua entrega e ajustá-la com base nas reações.
Participar de grupos
Você também pode participar de organizações empresariais e participar de seus eventos. Exemplos incluem a associação comercial local, grupos industriais e associações profissionais. Networking é o objetivo principal de muitos desses grupos.
É fácil se envolver porque as organizações empresariais estão sempre à procura de novos membros. O voluntariado com um grupo de negócios é uma maneira especialmente boa de fazer rapidamente muitas novas conexões e oferecer valor aos outros.”
Crie seu próprio grupo
Você pode estender ainda mais seu alcance de rede criando sua própria organização relacionada ao seu negócio. Você pode iniciar uma organização sem fins lucrativos ou um grupo informal com uma página no LinkedIn ou no Facebook.
Segmente “pessoas das pessoas”
É especialmente frutífero para seus esforços de networking segmentar “pessoas das pessoas” – aquelas com redes grandes e ativas relevantes para seu negócio, incluindo vendedores em seu setor.
Pessoas com redes grandes e relevantes podem transformar sua rede em números enormes. Por exemplo, os vendedores conhecem muitas pessoas e conhecerão as pessoas que você deseja conhecer. Eles são ótimos falantes, e seus negócios são todos baseados em quem eles conhecem. Você pode se oferecer para um almoço como forma de quebrar o gelo. Geralmente é aceito porque eles estão sempre comprando almoço para outras pessoas.
Com uma rede de networking forte, sua empresa tem abertas muitas portas que podem levar a muita coisa boa. Invista nisso!