Em tempos de pandemia e de “novo normal” se adaptar ao novo ambiente é obrigatório. De outra forma, pessoas como empresas podem sofrer consequências desagradáveis.
O mercado de eventos presenciais obviamente se viu afetado, pois como dar um treinamento para 200 pessoas presencialmente, tendo que manter o distanciamento social?
Porém, graças a internet, esse mercado tem uma ótima opção: os eventos 4.0, que são os eventos organizados, gerenciados, promovidos e realizados totalmente por meios digitais. Cantores e bandas musicais já fazem uso dessa modalidade. Instrutores de várias áreas, palestrantes e outros profissionais que antes se apresentavam presencialmente agora se organizam para estar ao vivo em eventos online. Inclusive, nós da ABERJ temos organizado vários eventos online e gratuitos, que inclusive você pode ver nossa agenda de eventos e se inscrever, visitando esse link: https://aberj.com.br/eventos/
Além disso, existe atualmente todo um mercado na área de eventos online. Cristiano Vicenti, cineasta sócio-fundador da empresa “Fábula Live” nos contou um pouco sobre esse mercado. Veja o que ele nos contou sobre esse mercado:
“A pandemia acelerou um processo de adaptação e renovação do mercado de eventos e nem todos estavam preparados para saltar para o mundo virtual de forma tão instantânea. O digital até faz parte dos eventos há algum tempo, seja nas inscrições online ou apps com programação e interatividade. No entanto, nem todos os mais de 2 milhões de trabalhadores brasileiros deste setor passaram no funil deste novo modelo de mercado onde, acreditem, sobram vagas. São muitas as novidades no campo dos eventos on-line e foi necessário criar um workflow totalmente novo que exigiu expertises em produção de vídeo, ferramentas de videoconferência e streaming, tecnologia da informação, marketing digital, entre outros.”
Segundo Vicenti, o mercado de eventos online é promissor. “E este novo mercado não dá sinais de retração, muito pelo contrário. Em agosto de 2020, uma pesquisa do Google com usuários do Youtube mostrou que 70% dos entrevistados já assistiram pelo menos uma live, 34%, viram seis ou mais, e 24% viram mais de dez. O aumento no volume das produções, no entanto, exigiu profissionais que o mercado não teve tempo de capacitar. “
Vicenti comentou também que apenas a empresa dele, a Fábula Live emprega cerca de 100 profissionais e que tem vagas que não consegue preencher. “Qualificação e adaptação são essenciais para que juntos possamos continuar a expandir, gerando mais oportunidades. Um novo cenário exige novos protagonistas. Os eventos mudaram e há vagas para novos agentes desta mudança que estejam dispostos a se reinventar junto com o setor”, comenta ele.
Isso indica duas coisas: uma área que está crescendo e que sua empresa pode explorar: os eventos online. E por outro lado, você que procura uma carreira, pode pensar em se especializar em alguma área relacionada a produção audiovisual, como edição de vídeos, produção entre outras.
Segundo Vicenti, “é de extrema importância que as instituições de ensino, centros de formação e o próprio mercado de live marketing percebam estas mudanças, e caminhem junto com o robusto movimento de eventos on-line que impacta diretamente na economia e na vida das pessoas. “
Portanto fica a dica!
Lembre-se de nos acompanhar, estamos sempre publicando dicas interessantes. E aproveitamos para convidar você para um de nossos eventos online: