Faz diferença a roupa que você usa no trabalho? Sim e veja o porquê aqui

Muitas pessoas dizem que não se deve julgar um livro pela capa. Bem, isso na verdade nem sempre funciona assim não. Afinal, assim como a embalagem de um produto nos indica seu conteúdo, as roupas também tem esse poder. Quer uma experiência?

Você está caminhando por aí e de repente uma pessoa vestida de branco, da cabeça aos pés cruza seu caminho, com um estetoscópio no bolso. Qual a profissão dessa pessoa?
“Médico ou alguém que trabalhe na área da saúde” você responde. Agora, você continua sua caminhada e encontra uma pessoa usando uma roupa bem colorida, e uma maquiagem igualmene colorida e carregada, além de uma peruca colorida e um nariz vermelho. Bem, deve ser um palhaço, certo?

Como você vê, as roupas nos ajudam a dar identidade, mostra quem somos e o que fazemos. Seu estilo de roupa pode mostrar muito mais do que você imagina. Seriedade, profissionalismo, rebeldia ou irreverência. Tudo isso e muito mais pode ser mostrado pelo que você veste. E isso acontece, quer você queira ou não.

Dress code e ambiente de trabalho

Se a maneira em que você se veste influi sobre a impressão que as pessoas têm sobre você, imagine no ambiente de trabalho como isso pode fazer toda a diferença!

Muitas empresas adotam um dress code, que nada mais é do que um estilo de vestimenta a ser adotado por todos. Esse estilo de vestimenta vai comunicar a clientes e fornecedores qual a visão profissional ou posicionamento na sociedade que a empresa tem. Algumas empresas simplesmente adotam uniformes para todos os funcionários, o que também é um “dress code”.

Uma empresa pode, por exemplo, pedir que todos os funcinários usem roupa social, o que pode incluir o uso de terno ou vestidos ou blusas e saias. Dependendo da cultura da empresa, esse dress code pode ser mais restrito ou menos restrito (uma empresa pode exigir o uso de terno para os homens, enquanto outra pode pedir apenas o uso de calça social e camisa).

Tudo vai depender da mensagem que a empresa quer transmitir. Também geralmente se leva em conta os clientes que cada departamento vai tratar, diariamente. Pense no seguinte: como um advogado deve receber um cliente? Como esse cliente espera que o advogado esteja arrumado? Provavelmente você já tem a resposta aí na sua mente.

Por outro lado, você esperaria que um atendente de um restaurante de “fast food” te atendesse usando um terno? Improvável. Isso tem a ver com dress code. Num ambiente informal, esperamos ver pessoas vestidas de maneira informal, já num ambiente mais formal, esperamos formalidade na vestimenta.

E se a empresa em que trabalho não tem um dress code?

Realmente, ainda existem empresas no mercado que não dizem nada a seus funcionários sobre como devem se vestir. Nesse caso, o bom senso deve ser seu guia.

Veja como os demais se vestem, em geral. Veja também quem você irá atender todos os dias. Eles esperam formalidade? Ou são pessoas que vêm até a empresa vestidos de maneira informal?
Isso vai ajudar a que você se adeque ao cenário que a empresa que você trabalha criou. Também seria interessante você prestar atenção a essas dicas:

  • Não exagere no perfume. Nem todo mundo vai gostar de seu perfume, principalmente se você usa muita quantidade. Além disso, há pessoas que são alérgicas e devemos ter consideração.
  • Se for usar maquiagem, lembre-se que o trabalho não é uma entrega do Oscar ou alguma festa (a menos que você trabalhe mesmo numa festa! Mas isso seria tema para outro artigo).
  • Roupas muito apertadas, curtas ou com muita transparência podem transmitir uma mensagem equivocada. Então melhor evitar.
  • Tenha a certeza de que suas roupas estejam limpas e em bom estado. Isso diz muito sobre seu cuidado pessoal.
  • Uso de crachás: lembre-se que eles são usados na linha do peito e não na cintura. Eles foram feitos para facilitar sua identificação por outras pessoas, então deve estar em um local de fácil leitura em seu corpo.

Consultoria de imagem: uma opção

Com a alta competitividade no mercado e o público diferenciado de cada empresa, o investimento em uma consultoria de imagem pode ser uma boa opção. Principalmente para aquelas pessoas ou mesmo empresas que têm problemas para estabelecer o dress code.

O consultor de imagem é responsável por criar uma imagem e uma comunicação por meio da vestimenta. Para isso, ele faz uma análise detalhada da empresa como um todo, que geralmente inclui:

  • os produtos ou serviços que a empresa oferece;
  • a sua política interna;
  • o seu ambiente de trabalho;
  • e o seu posicionamento no mercado.

A partir disso, ele definirá o dress code de acordo com os níveis hierárquicos de profissionais da empresa.
Em breve, vamos trazer mais informação para você sobre esse assunto tão interessante. Aguarde!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo - Aberj (White)
A ABERJ é uma entidade centenária que atua a mais de 20 anos na plataforma e-learning, já realizamos treinamento de mais de 100 mil alunos através dessa ferramenta.

(21) 97211 -9428

Entre em contato
ENVIE SUA MENSAGEM
Nossa equipe irá responder brevemente sua mensagem
Copyright © 2023 Aberj Todos os direitos reservados