Mulheres nos negócios: vantagens, desafios e oportunidades

Com um número crescente de organizações conhecidas como IBM, General Motors e outras grandes empresas nomeando CEOs do sexo feminino, a tendência para mulheres em cargos de liderança parece estar em ascensão. Na verdade, há mais mulheres administrando empresas da Fortune 500 hoje do que em qualquer momento da história de 63 anos da Fortune 500.

No entanto, quando colocado em contexto, isso ainda é apenas 6,4% dessas empresas líderes. Vejamos algumas vantagens das mulheres no mundo dos negócios.

Vantagens das mulheres no mundo dos negócios

  1. Uma força de trabalho diversificada é uma força de trabalho inovadora

A diversidade – da diversidade de gênero à cultura, idade e raça – demonstrou estimular a criatividade e a inovação. Atualmente, organizações de todos os setores estão buscando priorizar e se beneficiar de um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo.

Homens e mulheres inevitavelmente terão experiências e origens diferentes, que moldam sua abordagem aos negócios. Desafiar uns aos outros e colaborar com pessoas que pensam de forma diferente pode estimular a criatividade e promover as ideias inovadoras que impulsionam as organizações.

  1. As mulheres se destacam nas habilidades sociais necessárias para a liderança empresarial

Embora a habilidade e o conhecimento técnico sejam fundamentais para o sucesso na carreira, os CEOs citam consistentemente as soft skills como os atributos profissionais mais desejáveis. Embora características como comunicação eficaz, empatia e autoconsciência sejam difíceis de medir, elas são altamente valorizadas e podem fazer uma diferença real no resultado. Pesquisas recentes estabeleceram uma conexão entre a força de caráter e o desempenho dos negócios – com os CEOs com classificação alta em atributos como compaixão e integridade também desfrutando de um retorno de 9,35% sobre os ativos em um período de dois anos.

Habilidades sociais e inteligência emocional podem ser uma vantagem competitiva importante para as mulheres nos negócios. Um estudo de 2016 publicado pela consultoria global Hay Group descobriu que as mulheres superam os homens em 11 das 12 principais competências de inteligência emocional. Essas competências incluíam autoconsciência emocional, empatia, gerenciamento de conflitos, adaptabilidade e trabalho em equipe – todas habilidades essenciais para uma liderança eficaz no local de trabalho

  1. As mulheres representam um enorme poder econômico e oferecem uma visão importante do consumidor

Estima-se que as mulheres contribuam com mais de US$ 20 trilhões em gastos de consumo a cada ano, representando um mercado de crescimento maior do que a China e a Índia juntas. As mulheres também respondem por 85% das compras dos consumidores.

Quando o Boston Consulting Group fez um estudo abrangente sobre a “economia feminina”, não surpreende que eles descobriram que as mulheres se sentem desvalorizadas e mal atendidas pelo mercado. Com o poder do consumidor feminino em mente, é evidente que as mulheres estão em melhor posição para aproveitar essa oportunidade e trazer insights valiosos sobre o consumidor.

Aproveitar o insight que homens e mulheres oferecem pode tornar os produtos e serviços mais comercializáveis ​​e um negócio mais lucrativo. De fato, uma pesquisa recente da McKinsey mostra que as empresas com diversidade de gênero têm 15% mais chances de ter um desempenho financeiro acima da média do setor.

Desafios para as mulheres no mundo dos negócios

  1. As mulheres ainda estão sub-representadas em campos-chave

A sub-representação das mulheres pode ser devido ao estereótipo contínuo de que um interesse em “ciência” não é feminino. Mas com as ocupações relacionadas à ciência e tecnologia projetadas para estarem entre as de crescimento mais rápido e mais bem pagas, é importante que as mulheres se sintam capacitadas para adquirir as habilidades e aproveitar as oportunidades oferecidas por uma carreira em ciência, tecnologia e áreas afins. 

Ainda existem, pelo menos na cabeça de muitos, profissões que são para mulheres e outras, para homens.

  1. Preconceito de gênero no local de trabalho

Embora a maioria dos executivos concorde que a melhor pessoa – independentemente do gênero – deve conseguir o emprego, as histórias de mulheres que obtêm mais sucesso com um nome masculino ou de gênero neutro em seu currículo demonstram que o preconceito inconsciente ainda existe.

As mulheres que estão ou querem se posicionar para cargos de liderança muitas vezes sentem que estão sob escrutínio particular. Onde os homens podem ser encorajados a serem ambiciosos ou assertivos, as mulheres são programadas desde cedo para não serem “mandonas”. O viés de gênero subjacente significa que o mesmo comportamento e características – iniciativa, paixão e responsabilidade – podem ser interpretados de maneira diferente em homens e mulheres no local de trabalho.

  1. As mulheres são menos bem sucedidas quando se trata de negociação salarial

A própria relutância das mulheres em pedir salários mais altos é frequentemente citada como um fator por trás da disparidade salarial entre homens e mulheres. Quando a Glassdoor fez uma pesquisa recente sobre negociação salarial , descobriu que 68% das mulheres aceitaram o salário que lhes foi oferecido, enquanto quase metade dos homens pesquisados ​​negociou antes de aceitar um cargo. Também revelou que quando as mulheres tentaram negociar seu salário inicial, o resultado foi geralmente menos favorável.

Desafiando a noção de que as mulheres não pedem aumentos, um estudo de 2016 da Cass Business School, da Universidade de Warwick e da Universidade de Wisconsin, descobriu que as mulheres têm a mesma probabilidade que os homens de pedir um aumento salarial. Mas eles também são 25% menos propensos a conseguir um.

É quase uma verdade aceita que os homens têm um melhor senso de autoconfiança quando se posicionam para cargos de liderança ou negociam salários. Mesmo as mulheres altamente bem-sucedidas sofrem de “síndrome do impostor”, sentindo-se inadequadas e subestimando seu valor. As mulheres que acreditam em seu próprio valor e exigem um salário que reflita isso é um passo importante para diminuir a diferença salarial, enquanto uma maior transparência salarial também pode ajudar a nivelar o campo de jogo.

Oportunidades para mulheres no mundo dos negócios

  1. Igualdade de gênero e inclusão se tornando política

Para muitas organizações com visão de futuro, a igualdade de gênero está se tornando uma questão de política da empresa, seja se comprometer com a representação igualitária de mulheres na diretoria ou contratar funcionários de diversidade.

Desencorajar e contornar o preconceito por meio de políticas de contratação pode ajudar as organizações a colher os benefícios do equilíbrio e da igualdade. Em vez de politicamente correto ou chavões, se a diversidade, a inclusão e a igualdade de gênero se tornarem políticas da empresa e estiverem incorporadas à estratégia de negócios, as empresas prosperarão.

Assumir um compromisso com coisas como representação equitativa de gênero, cultura corporativa inclusiva e equilíbrio entre vida profissional e pessoal – incluindo benefícios de maternidade e paternidade – também ajuda as organizações a atrair os melhores talentos. Essas são algumas razões pelas quais empresas como Salesforce, General Electric e Deloitte são citadas como excelentes lugares para mulheres e homens trabalharem.

  1. Empreendedorismo como caminho para a liderança

Para um número crescente de mulheres, o caminho mais rápido para o c-suite é lançar seu próprio negócio. No Brasil, segundo o SEBRAE, um estudo, realizado com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc), mostrou que após recuar para um total de 8,6 milhões, no segundo trimestre de 2020, o número de mulheres à frente de um negócio no país fechou o quarto trimestre de 2021 em 10,1 milhões, mesmo resultado registrado no último trimestre de 2019, antes da pandemia.

Apesar dessa evolução, a participação das mulheres empreendedoras no universo de donos de negócio no Brasil (34%) ainda está abaixo da melhor marca histórica, registrada no 4º trimestre de 2019, quando elas representavam 34,8% do total.

O estudo do Sebrae indica ainda que a participação feminina entre os donos de negócios empregadores também continua abaixo do período pré-crise. No final de 2019, havia 1,3 milhão de donas de empresas que contratavam empregados, o que representava 13,6% do total das donas de negócio. Já no final do ano passado, esse número havia recuado para 1,1 milhão (11,4% do universo).

fonte: https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/cotidiano/cidades/NOT,0,0,1736890,sebrae-mulheres-lideram-10-1-milhoes-de-empreendimentos-no-brasil.aspx

Administrar sua própria empresa também oferece a oportunidade para as mulheres colaborarem e contratarem outras mulheres ambiciosas e com ideias semelhantes, promovendo uma nova geração de mulheres em cargos de liderança.

  1. Fortalecendo credenciais com um diploma de negócios

Para se destacar em um mercado de trabalho competitivo, muitas mulheres aprimoram o conhecimento e a experiência de que precisam por meio de um diploma de negócios. O número de mulheres matriculadas em escolas de negócios está em constante aumento. Seja um curso de graduação, um MBA , EMBA ou mestrado, a escola de negócios oferece uma plataforma valiosa para que as mulheres se tornem especialistas no assunto, pratiquem habilidades de liderança e ganhem a confiança de que precisam para entrar na sala de reuniões.

Uma escola de negócios também é uma oportunidade de networking inestimável e uma chance de conhecer mentores de colegas, professores e palestrantes do campus. Um mentor pode oferecer conselhos do setor e servir como caixa de ressonância para novas ideias. Os mentores também podem se tornar importantes patrocinadores de carreira, oferecendo oportunidades profissionais e ajudando mulheres ambiciosas e talentosas a dar o próximo passo na carreira.

Se você quer se capacitar, seja para ter boas oportunidades de emprego ou para seu negócio, CLIQUE AQUI e conheça nossos cursos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email
Share on print
Print
Logo - Aberj (White)
A ABERJ é uma entidade centenária que atua a mais de 20 anos na plataforma e-learning, já realizamos treinamento de mais de 100 mil alunos através dessa ferramenta.

(21) 97211 -9428

Entre em contato
ENVIE SUA MENSAGEM
Nossa equipe irá responder brevemente sua mensagem
Copyright © 2023 Aberj Todos os direitos reservados