Que atmosfera você respira em sua empresa? E o mais importante, a sua visão do ambiente de trabalho é a mesma dos trabalhadores sob sua responsabilidade? Levar em consideração a importância da mensuração do ambiente de trabalho na empresa é fundamental para a geração das melhores condições de trabalho e, para isso, são as pesquisas de clima organizacional de trabalho a melhor ferramenta. Eles ajudam a avaliar o grau de satisfação com a empresa, uma forma de conhecer em primeira mão a opinião dos trabalhadores por meio dos canais oficiais.
Vantagens das pesquisas de clima organizacional para funcionários
Os benefícios de fazer pesquisas desse tipo entre os trabalhadores podem ser interpretados de diferentes perspectivas e dependerão do tipo de pesquisas de mão de obra que realizarmos. Por um lado, temos a otimização dos processos de trabalho. Quando a empresa detecta reclamações ou são revelados erros em seus processos, essas pesquisas permitem identificar o ponto onde está o problema e, uma vez detectado, buscar a solução. Além disso, as informações que emergem dos levantamentos podem ser utilizadas para criar relatórios de referência para minimizar o risco em futuras tomadas de decisão, podendo retirá-los dos dados.
Assim como se detectam falhas, também nos permite detectar as necessidades que possam surgir na empresa, bem como os conflitos entre trabalhadores que prejudicam o ambiente de trabalho e que mais cedo ou mais tarde acabarão por prejudicar o trabalho e a produtividade da organização se o fizerem. ainda não o faça.
Assim, garantir a qualidade é outra vantagem da utilização desta ferramenta. Permitem saber se os métodos de trabalho são adequados, se os trabalhadores possuem as ferramentas necessárias para cumprir a sua tarefa ou atender às propostas de melhoria que podem apresentar.
Um último motivo para desenvolver pesquisas de clima organizacional com funcionários é uma avaliação do engajamento da força de trabalho. Essas informações são de extrema importância principalmente para empresas que vivenciam alta rotatividade de empregos, pois, entre outras coisas, revelam se os trabalhadores acreditam ter opções para crescer profissionalmente na empresa. A ausência de expectativas na organização é sinônimo de desapego. A opinião sobre chefes ou colegas também é significativa.
Relacionados ao comprometimento e crescimento da força de trabalho, a remuneração justa ou a relação entre objetivos e interesses do trabalhador são outros aspectos a serem considerados neste tipo de pesquisa que podem explicar por que não há compromisso com a empresa. Dessa forma, a partir da análise do trabalho realizado na própria empresa, o desenvolvimento e o aprendizado podem ser favorecidos. A gestão da empresa dispõe de dados para melhorar a gestão da equipe e otimizar os recursos disponíveis.
Como fazer pesquisas de clima organizacional
As pesquisas de clima organizacional começam por estabelecer o objetivo delas. Pode ser um objetivo geral, mas também algo mais específico como avaliar as políticas de remuneração da empresa, a qualidade do trabalho em equipe ou liderança, identificar oportunidades de promoção na organização, condições de trabalho … Uma das chaves para as funções de pesquisa é o anonimato. Essa é a única maneira de obter respostas totalmente honestas, sem medo de possíveis represálias.
Uma vez estabelecidos os objetivos da pesquisa, chega outro momento chave: a elaboração do questionário. Aqui tem que fazer um parêntese relacionado à periodicidade: é importante fazer levantamentos do clima organizacional periodicamente, para que os Recursos Humanos possam ter uma ideia de como os diferentes indicadores estão evoluindo e do sucesso, ou não, de os programas de melhoria que apresenta. Portanto, podemos repetir as perguntas que foram feitas em pesquisas anteriores.
Depois de passar o questionário aos trabalhadores, é hora de coletar os resultados e analisar os dados obtidos. Desta forma, a equipe de Recursos Humanos consegue antecipar e analisar rapidamente o que preocupa e o que interessa aos trabalhadores. Além disso, o público pesquisado pode ser selecionado. Todo o elenco responde ou apenas uma equipe?
10 perguntas para pesquisas de clima de trabalho
Por outro lado, podem ser feitas perguntas abertas onde o trabalhador tem espaço para responder e dar sua opinião. Por outro lado, nas questões fechadas a empresa oferece as respostas e os colaboradores apenas têm de assinalar a que melhor se adequa à sua situação. Estes são alguns exemplos:
- Você considera que seu trabalho está alinhado com os objetivos da empresa?
- Você tem as ferramentas certas para realizar suas tarefas?
- Você acha que a empresa permite que você ofereça o melhor de si?
- Você está motivado pela pessoa responsável pelo seu projeto?
- A empresa / responsável pela sua equipa leva em consideração as suas propostas e opiniões?
- O que você espera do seu supervisor?
- Você recebe feedback sobre suas tarefas?
- Considera que a sua remuneração está de acordo com o esforço que o seu cargo exige?
- Você se sente confortável com seus colegas?
- Você considera algum processo da empresa desnecessário?
Esses são apenas alguns exemplos de perguntas que podem ser incluídas em pesquisas de emprego de funcionários. Não importa quantas informações você deseja coletar, é aconselhável fazer questionários rápidos para evitar que os trabalhadores deixem as pesquisas de ambiente de trabalho sem completá-las. Uma formulação simples e clara das perguntas e respostas tornará mais fácil para os trabalhadores completá-la; se houver muitas perguntas sem resposta, pode ser necessário reformular as perguntas para simplificar a formulação ou reduzir o número de perguntas.
Quer fazer cursos corporativos de qualidade e um excelente preço? CLIQUE AQUI!