Traduzir seus objetivos e representar os valores é um diferencial
Já parou para pensar que você é uma marca? Sim. Você. Se pudermos imaginar um supermercado. Há diversas gôndolas, lotadas de produtos. Todos semelhantes, ou até mesmo iguais. Mas o que diferencia um do outro é justamente a marca. A apresentação, ou o que cada produto oferece como um todo.
Vamos fazer uma reflexão. Imagina se você fosse um suco de fruta e para se vender você tivesse que ir para a gôndola de um supermercado? E se essa gôndola tivesse lotada de outros sucos de frutas, cada suco seria posicionado em um lugar destas gôndolas. Alguns mais acima, outros no meio, alguns mais abaixo. Outros em uma parte com mais destaque, já outros na área de promoção.
Como você como marca se posicionaria nessas gôndolas? Qual sabor seria o seu suco? Seu suco seria para adultos ou para crianças? Seria para diabéticos ou para pessoas alérgicas ao glúten? Você seria uma marca premium ou uma marca popular?
Conseguiu colocar-se no lugar do suco? Essa concorrência é diária nos supermercados, no mundo dos negócios, das oportunidades de trabalho e no ambiente de trabalho. Saber se posicionar, construir sua marca, não é o mesmo de saber se vender. Pois, a venda não está atrelada a branding.
Branding vem de marca. E, para fortalecer uma marca, são necessárias algumas ações de gestão estratégica que visam identificar e criar valor para serviços/produtos/pessoas, tornando-os mais desejáveis para o público-alvo que busca se aproximar.
Quanto maior a percepção de valor, maior pode ser o seu valor monetário. Ou seja, o seu SUCO DE FRUTA pode ganhar maior valor percebido, a depender da forma como você se posiciona, o público-alvo que deseja atingir e a sua comunicação alinhada às suas estratégias muito bem estruturadas, que farão você ficar mais atraente no ponto de venda. Pare de se vender e seja comprado. Esse é o objetivo quando você se tornar uma marca.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture Strategy, 83% dos brasileiros compram de marcas alinhadas com seus valores pessoais. A pesquisa, chamada de “Global Consumer Pulse”, falou com 30 mil consumidores ao redor do mundo, sendo 1.564 brasileiros. Este índice indica que, negócios os quais demonstram comprometimento com causas e refletem algo além dos seus produtos e serviços, têm mais chance de atrair clientes.
Entre os entrevistados brasileiros, 79% dos consumidores disseram que querem que as empresas se posicionem em relação a assuntos importantes na sociedade, e 76% disseram que suas decisões de compra são influenciadas pelos valores propagados por essas marcas e também pelos seus líderes.
Ficar tentando apenas se vender a qualquer preço, não é o melhor caminho para construir uma marca forte. Conforme a pesquisa, o consumidor está mais exigente e buscando se relacionar com marcas que estejam alinhadas com os seus propósitos. Já parou para pensar nisso?
O empresário Helio Moreira, investidor anjo de startups, professor e especialista em Branding, com mais de 25 anos de experiência – que possui um escritório focado em Branding para pequenas e médias empresas e uma empresa de tecnologia voltada para o mercado digital –, entendeu que sua expertise poderia ajudar muitos profissionais a se tornarem uma marca forte.
Com isso, abriu mais uma frente de negócios, chamado de Brand Innovation Mentoring. Sua mentoria para pessoas e profissionais que desejam alavancar e ou elevar sua carreira para outro nível. Construindo sua marca pessoal, através do Personal Branding, com o objetivo de colocar em prática as estratégias que adotou durante sua vida empreendedora e dedicada ao Branding, em prol de ajudar pessoas comuns a se tornarem marcas relevantes dentro do seu segmento.
“As pessoas querem ser ouvidas, querem ter um espaço para se desenvolver e isso pede uma nova preparação. E eu quero utilizar a minha experiência como como empresário, como filho, como pai, mas acima de tudo como ser humano para ajudar pessoas que estão buscando essa auto ajuda, essa troca de experiência, para se posicionar e ou encontrar novas oportunidades para se sentirem mais felizes com a sua profissão. Uma nova capacidade para lidar com as ambiguidades, com as complexidades humanas e presentes na sociedade”, afirma.
Desenvolver um negócio não é nada fácil. Mas a comunicação, as divergências, a exploração de caminhos e a coleta de informações ajudam na hora de desenvolver o trabalho.
Isso significa que ao trabalhar a marca, é imprescindível ter o foco em atender o público-alvo que o seu serviço atende.
“O meu trabalho como mentor é ajudar você a se diferenciar, encontrando os caminhos certos. Manter um posicionamento claro, estruturar uma identidade, se libertar de algumas crenças limitantes e ajudá-lo a expressar seus principais atributos nos principais pontos de contato”, conta Helio Moreira. “As pessoas à sua volta são seus compradores, seu mercado potencial. Não importa se está dentro de uma empresa como colaborador, ou se está à frente do seu próprio negócio. É importante mostrar que você existe, pois você é mais uma marca no meio desse enorme caos do mercado. Ficar parado, na zona de conforto, com certeza não é o melhor caminho.”
De acordo com Helio, a ideia é inserir as pessoas no controle de seu maior patrimônio, que é a sua marca pessoal. E isso reflete em qualquer negócio que essa pessoa fizer na vida.
Para desenvolver este trabalho, a mentoria busca trabalhar com o cliente seus principais atributos, enxergar novas oportunidades, descobrir caminhos através de ações que serão feitas ao longo da mentoria, utilizando uma base metodológica onde é proposto levantar todos os pontos fortes, as oportunidades, os caminhos, que de alguma forma ajudam na descoberta de novas oportunidades para o negócio e ou carreira.
“As portas do mercado, do empreendedorismo estão sempre abertas para novas oportunidades. Abrace. Supere seus medos”, finaliza Helio Moreira.