Se seus funcionários não são “vendedores”, pode ser muito mais difícil acompanhar seu desempenho no trabalho. Seja colaboradores da área comercial ou não, uma coisa é certa: você precisa medir o desempenho de todos em sua empresa. Mas como fazer isso?
Vejamos 10 formas simples de avaliar o desempenho de sua equipe!
1. Nível de execução
No final das contas, nada é mais importante do que a execução. Uma vez que você se compromete a fazer algo, você faz isso a tempo e em um alto nível?
Há sempre uma maneira de priorizar suas tarefas, ser criativo e executar o planejado como louco até que você fazê-lo com perfeição. Pessoas que amam o que fazem também tendem a executar bem.
2. Qualidade do trabalho
No mundo da web e hospedagem, nosso ponto de dados mais importante é a qualidade do trabalho que nossos colaboradores criam.
Isso é medido através da revisão regular dos trabalhos entregues a nossos clientes, a estabilidade na qualidade dos serviços entregues para clientes internos e externos, o uso de práticas recomendadas e feedback positivo do cliente.
3. Nível de criatividade
A criatividade é um dos pontos mais importantes na avaliação do desempenho dos funcionários.
Quantas vezes o funcionário questionou suposições básicas sobre um problema e chegou a uma nova solução? Eles pensaram fora da caixa e se arriscaram sozinhos?
Ao acompanhar esses momentos em que um membro de sua equipe toma decisões ousadas porém corretamente estratégicas, podemos identificar e recompensar esses colaboradores de alto desempenho de alguma forma significativa. Eles merecem!
4. Quantidade de melhoria consistente
A melhoria consistente em toda a equipe seria o cenário ideal em qualquer empresa.
Apesar de que nenhum funcionário tem a capacidade de ser realmente excelente em cada ponto em uma avaliação de um formulário de revisão trimestral, cada funcionário tem a oportunidade de melhorar a cada dia, mês, trimestre e ano.
O desejo e o esforço para se tornar melhor é a qualidade mais gratificante que você deve procurar conseguir.
5. Feedback de clientes e pares
Um funcionário com bom feedback do cliente, mesmo aquele que não está fazendo vendas, pode contribuir para que você possa medir seu desempenho.
Aquele que tem feedback negativo provavelmente vai cair nas vendas ao longo do tempo. Lembre-se que o cliente também pode ser qualquer colega interno que trabalha com, para ou ao lado deste funcionário.
6. Receita de vendas gerada
A receita que cada colaborador traz mensalmente reflete no desempenho geral desse indivíduo, claro, se ele for da área comercial.
Se um colaborador é bom no que faz e, sendo da área comercial, consegue trazer resultados consistentes todos os meses, com certeza esse funcionário merece ser reconhecido por isso. Claro, não só por vendas deve-se avaliar um vendedor, mas com certeza as vendas são a métrica mais importante, no caso dele.
7. Capacidade de resposta ao feedback
Se um empregado está fazendo algo errado, ele precisa aceitar todo o feedback que receber para pode melhorar seu desempenho.
No entanto, também não é uma boa ideia que um membro de sua equipe se adapte cegamente e sem alma a todos os comentários que receber Algo importante é que esse colaborador aceite feedback e pense de maneira crítica, de tal forma que ele possa entender porque ele está sendo convidado a mudar. Ou ele pode questionar esse feedback, conversando diretamente com a pessoa que o expressou e entender melhor o ponto.
8. Capacidade de assumir a propriedade
Um funcionário que se apropria de tarefas atribuídas e pode descobrir como fazer as coisas é um grande trunfo.
Isso é muito importante para as empresas em estágio inicial, pois as pessoas que tomam posse podem ajudá-lo a se mover muito mais rápido, pois elas podem superar desafios e remover bloqueios nas estradas.
9. Percentual de tarefas concluídas a tempo
Cada membro da equipe deve manter uma lista de tarefas atualizada que eles podem usar para monitorar suas entregas e medir seu progresso.
Ao avaliar o desempenho do colaborador, verifique sua taxa de conclusão e avalie a qualidade de suas tarefas para garantir que eles estejam trabalhando em coisas que estejam em consonância com o crescimento da empresa.
10. Estando no prazo e no orçamento
Veja se o colaborador está entregando no prazo/no orçamento. Então, acompanhe cada projeto e determine se ele está no prazo e dentro do que foi planejado no orçamento. Quem entrega tudo de maneira correta, respeitando o planejado e os prazos com certeza tem a seu favor um ponto que merece indicar seu bom desempenho.
Esperamos que esse artigo possa ter lhe orientado sobre como avaliar o desempenho de um funcionário.
Quer fazer um excelente curso corporativo? CLIQUE AQUI