Engana-se quem pensa que para ser um bom líder seja necessário apenas contar com carisma e desenvoltura para lidar com uma equipe composta por pessoas de diferentes perfis.
Acrescenta-se a essas características a entrega de bons resultados para a empresa em que atua.
O “x” da questão é saber, como chegar a esses resultados? Quais ferramentas ou técnicas utilizar para esse fim? Tenho uma equipe qualificada para me apoiar nessa jornada?
Certamente que ao fazer essas perguntas, existe uma demonstração clara de que a pessoa se preocupa em realmente ser um bom líder.
Com esse post esperamos contribuir para que sua trajetória seja pautada em estratégias e técnicas a fim de que alcance o sucesso almejado.
Como identificar um bom líder para sua empresa?
É possível avaliar algumas qualidades fundamentais para reconhecer um bom líder logo na entrevista para concorrer a uma vaga na sua empresa.
Pode ser que esta pessoa inclusive já faça parte do quadro de funcionários da empresa e assim possa ser reaproveitada nesse cargo de liderança.
Sendo assim, é fundamental se atentar se o perfil da pessoa condiz com os interesses e metas da empresa.
Para facilitar essa escolha, listamos algumas características que devem ser observadas, a fim de assegurar que a capacidade de liderar seja perceptível no candidato.
- Realiza o trabalho com empenho, considerando a visão da empresa;
- Foca nos resultados;
- Avalia o desempenho da equipe;
- Tem uma visão antecipada dos problemas e necessidades;
- Inspira os demais colaboradores;
- Estimula a pró atividade dos integrantes da equipe.
Muitas pessoas, erroneamente, atribuem o sucesso de um bom líder à sorte.
Contudo, o caminho para o sucesso desse profissional depende de técnicas, estratégias, disciplina, empenho, humildade e muita força de vontade.
Existem ainda algumas capacidades que são imprescindíveis para ser um bom líder e por isso, falaremos mais detalhadamente agora.
Administração eficaz do tempo
Embora muitos pensem que a eficácia do trabalho está ligada ao número de horas trabalhadas, o mais importante é fazer bom uso do tempo em favor do seu trabalho e da empresa.
Ou seja, de nada adianta trabalhar 8, 10 ou 12 horas se não conseguir tempo para ouvir e auxiliar os seus liderados, além de desenvolver ações para corrigir possíveis falhas.
Delegação de tarefas
Para mostrar que você pode ser um bom líder, não é necessário tomar todas as tarefas para si, ficando sobrecarregado e muitas vezes sem conseguir êxito na realização de todas elas.
Pelo contrário, ao delegar as tarefas, o trabalho acontece com mais fluidez e agilidade.
Além de promover nos colaboradores maior estímulo e aprendizado, que consequentemente melhora o desempenho na realização do trabalho individual e em equipe.
Tomadas de decisões assertivas e rápidas
Uma das atribuições mais relevantes da liderança é a tomada de decisões.
Visto que, dentre as opções, o profissional deve optar por aquela que mais tem probabilidade de levar ao resultado esperado pela empresa.
Nesse sentido, para ser um bom líder, a pessoa precisa ter uma mente aberta e ser flexível para conseguir fazer as melhores escolhas.
O uso de um software como um ERP pode ajudar nas tomadas de decisão de forma mais assertiva.
Conclusão
Em síntese, para ser um bom líder, existe um longo trabalho de dedicação, disciplina, técnica e muito empenho.
Assim como, todas as características e qualidades até agora relacionadas, algumas outras se fazem necessárias.
A capacidade de resolver problemas, por mais complexos que sejam, bem como desenvolver sua equipe de trabalho a fim de apresentar os resultados esperados pela empresa, são fundamentais para o sucesso do líder.
Uma comunicação eficiente é determinante para assegurar o entendimento da execução do trabalho pelo público interno, além de garantir um bom relacionamento com o público externo.