Como superar o esgotamento e permanecer motivado

Mesmo que você ame seu trabalho, é comum se sentir exausto de vez em quando. Talvez você tenha acabado de concluir um grande projeto e esteja tendo problemas para reunir motivação para o próximo. Pode ser que sua vida doméstica esteja consumindo mais energia do que o normal. Ou talvez você esteja apenas entediado. Qual é a melhor forma de recarregar as pilhas da motivação? Como saber se o que está sentindo é um esgotamento normal ou outra coisa, como uma insatisfação crônica?

O que dizem os especialistas
Burnout – a exaustão mental e física que você experimenta quando as demandas de seu trabalho consistentemente excedem a quantidade de energia disponível – foi chamada de epidemia do local de trabalho moderno. “Não há dúvida de que corremos maior risco de esgotamento hoje do que há 10 anos”, diz Ron Friedman, o fundador da ignite80 , a empresa de consultoria e autor do livro  The Best Place to Work: The Art e Ciência da Criação de um Local de Trabalho Extraordinário . “ Em grande parte, é porque estamos cercados por dispositivos projetados para chamar nossa atenção e fazer tudo parecer urgente.” Heidi Grant Halvorson, psicóloga social e autora de Ninguém entende você e o que fazer a respeito , concorda. “Há muita pressão neste ciclo 24 horas por dia, 7 dias por semana”, diz ela. “Isso pode levar você a se sentir letárgico, estressado e esgotado – literalmente exausto.” Portanto, você precisa encontrar maneiras de “colocar o gás de volta no tanque”. Aqui estão algumas idéias de como fazer isso:

Faça pausas durante o dia de trabalho
O esgotamento geralmente decorre de uma falta de compreensão sobre o que é necessário para alcançar o desempenho máximo no local de trabalho. Temos a tendência de supor que isso requer esforço mais árduo ou superação dos outros, o que pode resultar em resultados de curto prazo, mas é fisiologicamente insustentável. Para ter o melhor desempenho a longo prazo, você precisa de oportunidades regulares para reabastecer sua energia mental.

 Dê um passeio ou corra. Almoce fora de sua mesa. 

 “Muitas vezes, é nos intervalos entre pensar muito sobre um problema e depois se afastar dele que as soluções se tornam aparentes”. Mas faça suas pausas na hora certa. Quando sua energia está mais alta – geralmente pela manhã – você deve se concentrar no trabalho e maximizar sua produtividade. Enfrente seus desafios mais difíceis nos momentos em que tiver mais energia. Em seguida, afaste-se para descansar.

Guarde seus dispositivos digitais
Antes da era Blackberry, deixar o trabalho no escritório era o padrão. Esse não é mais o caso. Hoje estamos todos carregando um escritório no bolso na forma de um smartphone, então ainda estamos psicológica e fisiologicamente ligados a ele, de certa forma. A solução é limitar ativamente o uso de dispositivos digitais após o expediente. Coloque o smartphone em uma cesta ou gaveta ao chegar em casa para não ficar tentado a pegá-lo e verificar seu e-mail; ou você pode criar uma regra para você mesmo sobre desligá-lo depois das 20h. Algumas pessoas utilizam um aparelho celular exclusivo para o trabalho e outro para a vida pessoal. Depois do horário de trabalho, elas simplesmente desligam o celular do trabalho.

Faça algo interessante
Faça planos para jogar algum esporte com amigos ou cozinhar uma refeição com seu cônjuge, isso o “obriga” a fazer algo prazeroso

 Estudos indicam que fazer uma atividade que você acha interessante – mesmo que seja cansativa – é melhor para você do que simplesmente relaxar. O que você faz com o seu tempo de inatividade é importante. Claro, é atraente descansar no sofá com um pote de pipoca e Netflix, mas se engajar em algo mais desafiador – como palavras cruzadas ou jogo de xadrez ou outra ativadade divertida e desafiadora pode te dar mais energia. 

Tire longos finais de semana
Sentir-se mental e fisicamente exausto também pode ser um sinal de que você precisa tirar uma folga. O intervalo não precisa ser de duas semanas de férias; em vez disso, quando se trata de redução do estresse, você obtém um benefício muito maior tomando regularmente fins de semana de três ou quatro dias, se isso for possível. Enquanto você estiver ausente, não ligue para o escritório ou verifique seu e-mail.  É momento de relaxar! Então não pense que checar coisas do trabalho durante esse período seja essencial. Essencial nesses momentos é você curtir seu descanso!

Concentre-se no significado do seu trabalho
Se suas responsabilidades de trabalho impedem uma folga imediata, pense em focar em por que o trabalho é importante para você. Conecte sua tarefa atual a um objetivo pessoal maior – completar este projeto irá ajudá-lo a conseguir a próxima promoção, por exemplo – irá “ajudá-lo a lutar contra a tentação de afrouxar” e fornecerá um choque de energia que lhe dará o que você precisa para avançar naquele dia ou nos próximos dias. Esteja ciente, entretanto, que isso pode fornecer apenas um alívio temporário. Se você está cansado de trabalhar muito, precisa parar e fazer uma pausa real.

Certifique-se de que está realmente esgotado.
Se nenhuma dessas estratégias funcionar, você pode estar lidando com algo mais sério. Se você está apático e cansado, mas ainda se sente eficaz como um todo, provavelmente é apenas um esgotamento. “Mas se você sentir que não está progredindo e que o trabalho que você faz não parece ter importância”, é um problema diferente, diz Halvorson. O seu gerente está dando a você o que você precisa para trabalhar da melhor maneira possível? Caso contrário, você pode precisar de uma posição diferente. A própria natureza do seu trabalho está minando sua energia? Nesse caso, talvez você precise repensar sua carreira.

Princípios a serem lembrados

Faça isso:

  • Estabeleça limites para o uso de dispositivos digitais fora do horário comercial
  • Incorpore pausas regulares em seu dia de trabalho
  • Concentre-se em por que o trabalho é importante para você se as obrigações profissionais impedem as férias

Não faça isso:

  • Verificar seu e-mail quando estiver de férias ou em um fim de semana prolongado
  • Passar todo o seu tempo de inatividade sem fazer nada; em vez disso, envolva-se em atividades que o desafiem e interessem
  • Confundir cansaço e apatia constantes com um caso temporário de esgotamento; se você se sente ineficaz diariamente, pode ser hora de procurar um novo emprego ou ajuda profissional

Esperamos que você tenha gostado dessas informações!

Fonte:https://hbr.org/

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