Com mais de 14 milhões de desempregados e enfrentando a uma crise mundial de saúde, a cada dia fica mais difícil conseguir emprego. Então, reunimos aqui algumas dicas para que você tenha mais chances de conseguir aquele emprego que você procura a tanto tempo. Vejamos!
1. Certifique-se de que seu currículo seja robusto e livre de erros
Nada pode atrapalhar um currículo mais do que um erro. Esse é ainda mais o caso agora.
O mercado de trabalho nunca esteve tão apertado quanto antes, o que significa que os empregadores que foram inundados com currículos podem estar procurando até mesmo a menor das desculpas para descartar um desses currículos da pilha.
Você deve prestar atenção à seu currículo. Certifique-se de que todo o seu currículo esteja livre de erros gramaticais e ortográficos. Faça uma pesquisa sobre o cargo para o qual está se candidatando e mencione como você poderia atender a essas necessidades. Listar sua experiência de trabalho anterior também é uma das melhores maneiras de obter uma ligação de volta, em seu currículo, de acordo com a pesquisa da ZipRecruiter. E se você acabou de se formar na faculdade e ainda não tem muita experiência, transmita muita experiência numa possível entrevista.
Seu currículo deve parecer robusto e por isso você pode listar nele algumas experiências de trabalho que você fez enquanto estava estudando ou até mesmo serviços voluntários que já participou. Muitas empresas valorizam isso.
2. Mantenha a mente aberta quanto ao pagamento e seja flexível com outros benefícios
Mas as recessões podem ser particularmente desafiadoras para suas finanças pessoais se você estiver procurando um novo emprego e pode ser que você não tenha muitos argumentos para exigir o salário dos sonhos.
Novos ingressantes estão entrando no mercado de trabalho, já que dezenas de milhares de outros trabalhadores mais experientes acabam de perder o emprego. Enquanto isso, outros podem estar mais preparados para aceitar um emprego de baixa remuneração do que estariam meses antes da pandemia. Tudo isso pressionará os salários para baixo.
Lembre-se de outros benefícios que também podem afetar suas finanças, como algum financiamento seja de uma casa, carro, um plano de previdência privada ou outras contas pessoais. E não recuse um emprego só porque não está oferecendo o que você gostaria que fosse pago. Este período de fraco crescimento salarial deve acabar, e quando o mercado de trabalho se recuperar novamente, você poderá pular para obter um salário mais alto, se ainda sentir que não está sendo recompensado adequadamente.
É sempre melhor insistir para conseguir um emprego, do que esperar que o mercado de trabalho melhore.
3. Tenha seu currículo em formato digital e utilize sites de busca de empregos
Mantenha-se atualizado com o que está disponível para você, utilizando a tecnologia, que mudou drasticamente a maneira como os empregadores procuram empregos e funcionários em potencial.
Atualize seu perfil do LinkedIn para interagir com recrutadores e colegas em potencial. Use sites de busca de empregos para encontrar mais cargos que você pode não ver em sua área geográfica imediata. Obviamente, para fazer isso, é necessário otimizar seu currículo para sistemas online e tornar seu currículo legível por computador.
4. Aproveite sua rede e faça novas conexões
Algumas vagas de emprego podem não ser anunciadas online. Também é uma boa ideia entrar em contato com contatos em sua rede que você já conheceu profissionalmente. Quando estiver em um site de busca de empregos como o LinkedIn, você também pode encontrar maneiras de estabelecer conexões profissionais com recrutadores e empregadores em potencial.
O boca a boca também provou ser uma ferramenta poderosa para encontrar um novo emprego.
5. Desenvolva novas habilidades e fortaleça as que você já possui
Agora é o momento perfeito para impulsionar sua aplicação, construindo novas habilidades e fortalecendo aquelas que você já desenvolveu. O Microsoft Excel é uma das competências tecnológicas mais procuradas, de acordo com dados da ZipRecruiter.
Passe algum tempo pensando também no que você pode trazer para a mesa no trabalho. Essas habilidades podem ser áreas nas quais você está certificado, bem como habilidades sociais que são transferíveis. Encontre maneiras criativas de exibi-los e comercializá-los para diferentes setores.
“Se você foi gerente de um restaurante, vire-se e observe as habilidades que você tinha como gerente e pergunte: ‘O que você poderia aplicar para ser gerente de supermercado?’”, Diz Alison Sullivan, especialista em carreira da Glassdoor. “Identificar aquelas [habilidades] que você pode transferir para outras indústrias é uma maneira realmente grande de ajudar a encontrar oportunidades para você.”
6. Mantenha a mente aberta para novas oportunidades
Encontrar um emprego agora requer muita persistência e paciência, e isso pode significar assumir uma posição fora de sua área preferida, apenas para ajudá-lo.
A pandemia já gerou muitos novos tipos de empregos. Considere se candidatar a esses empregos emergentes e encontre maneiras de transferir suas habilidades e experiência atuais.
Enquanto isso, seja criativo para encontrar trabalho, se precisar de mais apoio financeiro. Considere aceitar um trabalho freelance ou um trabalho temporário para ajudar a encher sua carteira, o que também pode ser um trampolim de volta ao mercado de trabalho.
7. Seja persistente e se candidate com frequência
Praticamente nenhuma indústria saiu ilesa da pandemia, afirma. E embora áreas metropolitanas menores e comunidades rurais tenham visto uma recuperação nas ofertas de empregos, eles caíram significativamente em relação aos níveis do ano passado nas maiores áreas metropolitanas e outras áreas tipicamente lotadas que precisam enfatizar o distanciamento social.
O ponto é que quanto mais você se candidatar a vagas, mais possibilidades terá de conseguir um emprego.
Enquanto isso, proteja suas finanças
Enquanto procura trabalho, certifique-se de que tem uma situação financeira sólida. É importante que você reduza gastos desnecessários , tente poupar dinheiro da melhor forma que puder e use com sabedoria os serviços bancários.
A ABERJ oferece um banco de currículos, gratuitamente, para que todos possam preparar seu currículos, imprimir e seus dados ficam guardados em nosso banco de dados para indicações a possíveis oportunidades de emprego.
Para entrar no gerador de currículos, basta ir neste link:
http://gerarcurriculo.aberj.com.br/
Veja aqui um vídeo similar no nosso canal do Youtube: