Quantos planos estratégicos você tem na sua empresa? Como você bem sabe, é um documento que faz parte do plano de negócios onde surge o planejamento econômico-financeiro, estratégico e / ou organizacional com o qual a empresa pretende atingir seus objetivos e atingir as metas propostas.
Pode haver planos estratégicos focados em vários aspectos, e um deles é o plano estratégico de desenvolvimento do talento humano. Seu objetivo é planejar a política de recursos humanos, formar e reter talentos na empresa.
Qualquer empresa com perspectiva de crescimento deve incluir o plano estratégico de desenvolvimento de talentos internos em sua política de recursos humanos. Eles têm um grande impacto no nível de satisfação dos funcionários e o benefício é mútuo.
Empresa e trabalhadores vão se beneficiar com este tipo de plano estratégico que permitirá uma maior otimização do capital humano que a empresa possui e maiores possibilidades de crescimento profissional para os trabalhadores.
- Benefícios para a empresa
- Benefícios para trabalhadores
- As chaves do plano estratégico para o desenvolvimento do talento humano
Benefícios para a empresa
Sem dúvida, o grande diferencial desses programas é a retenção e atração de novos talentos para a organização. Evita-se vazamentos de colaboradores destacados, o que permite reforçar a imagem da empresa. Isso atrairá potenciais talentos que não têm as mesmas possibilidades na competição.
Os custos também são otimizados, uma vez que ao reter talentos não há necessidade de investir na seleção e formação de novos colaboradores; e seu compromisso com a empresa e produtividade são maiores.
Benefícios para trabalhadores
As vantagens que os trabalhadores encontram neste tipo de estratégia são semelhantes às da empresa, embora possam ser analisadas por outra perspectiva. Por exemplo, quanto mais conhecimento, mais eficiente será o seu trabalho.
Eles irão adquirir novas competências e habilidades que os farão ter um melhor desempenho, e este pode ser um primeiro passo para alcançar seus objetivos. Poder progredir é uma motivação adicional, qualquer trabalhador valoriza a possibilidade de promoção e que a empresa acredite neles para progredir.
Ter um plano estratégico para o desenvolvimento do talento humano também contribui para a melhoria do ambiente de trabalho. A empresa mostra ao seu capital humano que conta com eles para o futuro, reduzindo as incertezas sobre o futuro; os trabalhadores trabalham mais à vontade graças a essa tranquilidade e têm um desempenho melhor. Seu compromisso com a empresa é maior, evitando o canto de sereias da concorrência, eles se sentem valorizados e esse bom ambiente se traduz em um maior desempenho no dia a dia.
As chaves do plano estratégico para o desenvolvimento do talento humano
Design, gestão e supervisão são os três pilares básicos sobre os quais qualquer plano estratégico deve se basear, incluindo o desenvolvimento do talento humano. Por um lado, o plano deve incluir a missão da empresa e a sua visão estratégica sobre os objetivos a atingir. Por outro lado, deve-se fazer uma análise do presente da empresa e de seu entorno.
A partir daí, o plano de ação é desenhado. Para isso, podem ser identificadas até cinco fases no plano estratégico de desenvolvimento do talento humano. Até que você conclua um, você não pode prosseguir para o próximo:
- Necessidades de talento: de que tipo de talento a empresa precisa? Devemos olhar para o futuro e definir as necessidades a médio e longo prazo, ver que orientação pretende dar ao talento humano e assim desenhar e desenvolver um plano de acordo com as necessidades. Nesse sentido, ter clareza sobre as competências e habilidades exigidas será fundamental para a empresa.
- Reconhecer talentos internos: a partir dos relatórios de RH será muito mais fácil identificar o potencial de cada trabalhador, seus pontos fortes e fracos. Aqui, as ferramentas de avaliação pessoal e capacidades ajudam a conhecer essas capacidades, a identificar os talentos que não podem sair da empresa e em que posição se encaixariam melhor.
- Planos de desenvolvimento individual: Embora o plano estratégico seja um tanto geral, cada trabalhador deve ter seu próprio plano de desenvolvimento. Desta forma, são identificadas suas deficiências e ministrados treinamentos de acordo com as competências que a empresa irá necessitar. Desta forma, o ajuste pessoa-posição é encorajado.
- Acompanhamento do plano: se as três fases anteriores estiveram relacionadas com o desenho, tem a ver com a gestão e supervisão. Você tem que seguir as diretrizes estabelecidas, ver quais aspectos podem ser melhorados e qual é o desempenho no desenvolvimento do plano.
- Reanálise e reinício: O mundo dos negócios muda a um ritmo vertiginoso, e as necessidades da empresa também. Por isso, devemos continuar a analisar as novas necessidades que possam surgir na empresa e traçar novos planos de desenvolvimento do talento humano ou de aperfeiçoamento dos que estão a ser desenvolvidos, adaptando-os às novas necessidades que a empresa possa ter.
Para desenvolver o plano estratégico de desenvolvimento do talento humano, a atuação dos recursos humanos é fundamental. Eles são responsáveis por identificar os trabalhadores mais talentosos da organização, detectar suas habilidades e deficiências e determinar em que cargo eles ofereceriam o melhor desempenho.
Também são responsáveis por decidir como desenvolver o talento humano: a formação, o coaching ou o mentoring são as estratégias mais comuns, cabendo às duas últimas decidir quem é o tutor ou mentor adequado para cada perfil.
Em conclusão, o plano estratégico de desenvolvimento do talento humano é o documento que rege o processo de detecção e formação de talentos para criar as condições ideais para os melhores trabalhadores da empresa.
Quer fazer um curso corporativo de excelente qualidade e com um custo baixo? CLIQUE AQUI.
1 comentário em “O que é um plano estratégico para o desenvolvimento do talento humano?”
Pingback: O que é planejamento estratégico? - ABERJ - Associação de Bancos no Estado do Rio de Janeiro
Comentários estão fechados.